Millenial e GenZ são coisas do passado: a geração mais nova é a Alpha
Os assuntos pertinentes a geração mais nova não vão envolver os millenials e a Geração Z. Agora, a moda é Alpha!
Ao longo das últimas décadas, diferentes termos surgiram para identificar as gerações em períodos específicos. Isso está além de denominar a idade das pessoas que pertencem àquela geração.
A delimitação das gerações faz com que surjam debates sobre possíveis tendências, preferências, comportamentos e características específicas.
Desde 2010, uma nova designação é destinada aos nascidos nesse período mais recente: a Geração Alpha, a mais nova do mundo. Essa nomenclatura tem sua validade reconhecida até 2025, inclusive.
Vale ressaltar que anteriormente tivemos os Baby Boomers, representando os nascidos entre 1947 e 1963, seguidos pela Geração X, abrangendo o intervalo de 1964 a 1983.
Também tivemos os Millennials – ou Geração Y -, que englobam os anos de 1984 a 1995, e, por fim, a Geração Z, compreendendo os nascidos entre 1995 e 2009.
Conheça a geração Alpha
A Geração Alpha, sendo a primeira a ter contato e acesso a dispositivos móveis desde a infância, apresenta uma distinção crucial em relação às gerações anteriores. São os famosos nativos digitais.
Esses indivíduos destacam-se por características comportamentais como curiosidade, agilidade e a habilidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
Como nem tudo são flores, surge um desafio ao tentar direcionar o foco deles para uma única atividade, visto que estão acostumados a realizar muitas atividades simultaneamente.
Desde os primeiros anos de vida, as crianças da Geração Alpha estão imersas em uma ampla variedade de estímulos do universo digital, o que também pode ser prejudicial para o desenvolvimento da própria criança.
Quando descobrirmos a melhor forma de lidar com crianças e a tecnologia, a perspectiva é que, em um futuro próximo, elas estarão comandando tudo o que entendemos sobre o universo digital.
Essa geração também foi impactada negativamente por outro acontecimento histórico: a pandemia de Covid-19. Quando deveriam estar no ambiente escolar, aprendendo, os Alphas precisaram ficar enclausurados.
De acordo com especialistas, além dos impactos no bem-estar durante um período crucial de crescimento e aprendizagem, há preocupações sobre como isso pode influenciar o desenvolvimento emocional dessa geração.
Por mim, a Geração Alpha chegou com tudo e tem despertado cada vez mais os nossos olhares. Os millennials e Gen Z não são mais os mais novos do momento!
Comentários estão fechados.