Um navio de cruzeiro da Viking Cruises chamado ‘Viking Neptune’ foi palco de um cenário caótico. Mais de 100 passageiros adoeceram na mesma viagem e passaram mal, apresentando vômitos e diarreia.
Veja também: Passageiros relatam momentos de terror a bordo do Carnival Sunshine
Esses são os dados que constam no relatório do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças. 106 dos 838 passageiros a bordo do navio apresentaram os sintomas durante a viagem. Inclusive, 9 dos 455 membros da tripulação do cruzeiro também passaram mal ao longo da viagem.
Causa do surto no cruzeiro é desconhecida
O fato mais intrigante até o momento é que o motivo de tantas pessoas doentes na mesma viagem ainda é um mistério. No entanto, sabe-se que a tripulação tomou todas as medidas necessárias para evitar a propagação de qualquer tipo de doença.
O CDC informou que a tripulação aumentou seus procedimentos de limpeza e desinfecção e coletou amostras de fezes para análise. Ele marca o 13º surto de doença em um navio de cruzeiro este ano, de acordo com as estatísticas do órgão.
A maioria dos episódios anteriores foi causada por infecção viral de norovírus. Os sintomas incluem náusea, vômito, diarreia e cólica estomacal.
Novos surtos podem acontecer
É importante destacar que o ambiente é propício para a propagação de doenças. Afinal de contas, são muitas pessoas confinadas no mesmo espaço. Durante a pandemia, os navios foram chamados de placas de Petri flutuantes. Isso aconteceu devido ao risco de Covid se espalhar a bordo.
Os passageiros devem relatar qualquer doença aos membros da tripulação e podem ser obrigados a permanecer em sua cabine para limitar um surto. Caso você sinta algum sintoma, sempre relate o que está acontecendo, pois isso ajuda a prevenir cenários mais graves.
Todas pessoas acometidas se recuperaram da doença -seja ela qual for- sem nenhum tipo de risco maior à saúde. As causas do surto recente continuam a ser investigadas pelas autoridades sanitárias competentes e que cuidam do caso.
