Morar na Lua: Esta realidade está mais próxima do que se imagina
Funcionário da Nasa diz que morar na Lua está nos planos dos cientistas e não deve demorar muito.
O homem pousou na Lua em 1969 pela primeira vez. De lá para cá, cientistas têm se dedicado a estudar o nosso satélite natural para entender melhor suas características, formação e funcionamento. Mas, ao que tudo indica, estamos próximos de chegar a um outro nível: morar na Lua.
Leia mais: Missão Artemis I: conheça a nova data da viagem à lua
Em entrevista à BBC News, Howard Hu, um alto-funcionário da Nasa e líder do programa aeroespacial Orion, esta é uma realidade que está muito próxima de acontecer. Nos próximos anos, a agência quer mandar astronautas para morar na superfície lunar e fazer ciência por lá.
Como será o caminho para morar na Lua?
O primeiro passo para a realização deste sonho aconteceu no último dia 16 de novembro, quando o foguete Artemis I decolou. Primeiro, a jornada enviará uma espaçonave não tripulada para os arredores da Lua. Assim, abrirá espaço para a Nasa levar astronautas para a superfície lunar.
O foguete tinha uma cápsula em sua ponta, que se descolou assim que chegou no espaço. Chamada de Orion, a pequena espaçonave deverá percorrer cerca de 2 milhões de quilômetros e voltar à Terra em um período de 25 dias.
Depois de orbitar a Lua, a cápsula retornará e cairá no Oceano Pacífico no dia 11 de dezembro. A Nasa tem até a estimativa do local exato: será na costa de San Diego, na Califórnia. Neste meio tempo, os cientistas vão avaliar o desempenho da espaçonave.
Quando os seres humanos irão?
Caso esteja tudo certo, a primeira missão tripulada à órbita do satélite natural deverá acontecer em 2024. Entretanto, ainda não há qualquer previsão de quando nós, meros mortais, vamos ter a chance de viver esta experiência.
E pensar que há pouco tempo isso era conversa de filme de ficção-científica! E aí? Você teria coragem de morar na Lua?
Comentários estão fechados.