Mosca pousou na comida? Veja se ainda dá para comer ou se é melhor jogar fora
Moscas podem ser uma ameaça à saúde. Saiba como evitar sua presença em casa.
Durante o verão, a presença de moscas pode tornar-se um problema frequente, sendo uma ameaça à saúde devido ao seu potencial de transmitir doenças. Pequenas, mas perigosas, as moscas podem carregar várias bactérias nocivas, segundo estudos.
Esses insetos são conhecidos por disseminar doenças como salmonella, febre tifoide e até tuberculose. Nutricionistas alertam que, em apenas um segundo, uma mosca pode contaminar alimentos com diversos patógenos.
As doenças transmitidas pelas moscas incluem úlcera, gastrite e cólera, entre outras. Elas são capazes de transmitir essas doenças de três formas distintas. Saber quais são esses meios de transmissão fará toda a diferença na hora de se proteger.
Modos de transmissão
Foto: Shutterstock
- Vômito e fezes
As moscas não possuem dentes e, para se alimentarem, vomitam enzimas digestivas sobre o alimento. Esse processo dissolve a comida e, ao mesmo tempo, a contamina com bactérias presentes no organismo da mosca.
Além disso, enquanto se alimentam, as moscas podem defecar, disseminando bactérias como a H. pylori. Esses dois modos de transmissão representam um risco de contaminação significativo.
- Pelos sensoriais
Os pequenos pelos nas patas das moscas também são responsáveis por transferir bactérias. Ao passarem por superfícies contaminadas, elas transportam e depositam micro-organismos prejudiciais à saúde em outros locais.
Como se prevenir das moscas
A prevenção começa com práticas de higiene e armazenamento de alimentos adequados. Cobrir alimentos e manter o lar limpo são medidas essenciais para reduzir a presença de moscas.
- Certifique-se de cobrir os alimentos ao prepará-los e servi-los.
- Mantenha as lixeiras limpas e fechadas.
- Use telas de proteção em janelas e portas.
- Limpe dejetos de animais de estimação frequentemente.
Uma dica interessante é usar meio limão com cravo para afastar as moscas, segundo Vanessa Lobato. O aroma dessa combinação atua como repelente natural.
Embora uma única mosca possa não causar danos significativos, o ideal é descartar alimentos que ficaram descobertos por longos períodos. Adotando essas práticas, é possível minimizar riscos e proteger a saúde.
Comentários estão fechados.