Movimento manguebeat
O movimento manguebeat nasceu no Recife a partir da idealização de mesclar ritmos da cultura tradicional com a cultura pop.
O movimento manguebeat nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 1991. O principal objetivo deste movimento de contracultura era denunciar os problemas sociais vividos pelos pernambucanos por meio de uma renovação cultural marcada pela mistura de elementos da cultura regional com a cultura pop.
Além da adoção de ritmos provenientes da cultura tradicional e estrangeira, o manguebeat adotou vestimentas características, como o chapéu de palha, marca da cultura pernambucana, e as camisas estampadas, colares coloridos, tênis e óculos escuros para representar a cultura pop.
O intuito era construir uma produção chamativa para os integrantes.
Criadores do manguebeat
Os principais artistas que criaram o manguebeat foram:
- Chico Science
- Mabuse
- Fred Zero Quatro
- Héder Aragão
- Renato L
Além deles, podemos citar Gilmar Bola 8, Lúcio Maia, Otto, Jorge du Peixe, Gustavo da Lua, Toca Ogan, Pupilo, entre outros.
Origem do movimento manguebeat
Manguebeat é uma palavra que resulta da junção do termo mangue, um ecossistema presente no Nordeste do Brasil, com a palavra inglesa beat, que significa “batida”.
O caranguejo, animal típico dos manguezais, é o símbolo do manguebeat. Em algumas regiões que possuem mangues, a captura e venda desse animal é a principal atividade econômica dos moradores.
O principal manifesto do manguebeat é intitulado Caranguejos com cérebro e foi escrito por Fred Zero Quatro, compositor e cantor brasileiro.
Para Fred Zero Quatro, Recife estava entrando em declínio em termos culturais e econômicos. Para resolver tal problema, era preciso dar vida à cidade, misturando o tradicional com o moderno.
Em termos regionais, as principais influências do manguebeat foram Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, Quinteto Armorial e Josué de Castro.
Bandas do movimento manguebeat
As principais bandas que iniciaram o movimento manguebeat foram:
- Chico Science e Nação Zumbi, comandada por Chico Science;
- Mundo Livre S/A, liderada por Fred Zero Quatro.
Ambos os líderes, principalmente Chico Science, demonstraram grande performance no que diz respeito à junção das tradições culturais do Nordeste com a cultura pop.
Saiba mais em:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.