Ecossistemas brasileiros

O Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo! Vamos conhecer os principais ecossistemas do nosso país!

O ecossistema é um conjunto de fatores bióticos e abióticos que interagem em um determinado local e tempo, ou seja, qualquer local onde haja interação de seres vivos com a água, terra, ar e o Sol, é um ecossistema.

O Brasil possui uma área territorial muito grande, apresenta diferenças de clima, solo e espécies da flora e fauna, fazendo com que as regiões possuam condições ambientais diversas e surjam muitos ecossistemas.

Os principais ecossistemas brasileiros são divididos em biomas:

  • Floresta Amazônica
  • Caatinga
  • Cerrado
  • Mata Atlântica
  • Mata dos Cocais
  • Pantanal
  • Mata de Araucárias
  • Mangue
  • Pampas
Mapa Ecossistemas Brasileiros
Mapa Ecossistemas Brasileiros

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica compreende a maior floresta tropical remanescente do mundo, ocupando quase 50% do território brasileiro.

Ela abrange 9 estados, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e uma pequena porção do Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

O clima na Floresta Amazônica é quente e úmido, com grande amplitude térmica durante todo o ano, podendo variar entre 20 °C e 40 °C.

As chuvas são constantes e a pluviosidade fica acima de 1800 mm/ano, deixando a umidade com índices entre 80 e 100%.

A Floresta Amazônica possui grande biodiversidade, tanto a flora quanto a fauna possuem riqueza de espécies.

Ecossistemas Brasileiros - Floresta Amazônica
Ecossistemas Brasileiros – Floresta Amazônica

Caatinga

A Caatinga ocupa 10% do território do Brasil, abrange Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e no norte de Minas Gerais.

Esse ecossistema apresenta clima semiárido, com vastos períodos de seca, onde os índices de pluviosidade não ultrapassam os 70 mm por ano.

A flora da Caatinga é caracterizada pela grande adaptação a longos períodos de seca, as plantas podem armazenar água em seus troncos e folhas, como as cactáceas fazem.

Apesar do clima seco, a diversidade da fauna na Caatinga também é muito grande, sendo possível encontrar preá, veado, calango, onças, macaco-preto, etc.

Ecossistemas Brasileiros - Caatinga
Ecossistemas Brasileiros – Caatinga

Cerrado

O Cerrado é um ecossistema brasileiro que pode ser comparado à Savana Africana. Ele possui árvores espaçadas, com tronco retorcido, raízes profundas e que, na maioria das vezes, não atingem grande porte.

Esse bioma sofreu grandes perdas de território por causa dos avanços de plantações agrícolas e locais de pastagens.

O Cerrado abrange toda a região central do Brasil que é ocupada por Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e de São Paulo.

O clima no Cerrado é predominantemente quente, com um período de seca bem definido durante o outono e o inverno, fazendo com que o fogo seja recorrente nessa área.

O Cerrado possui muitas espécies de plantas endêmicas como o pequi, a cagaita, o murici e o ipê. Alguns animais também são típicos desse bioma como os tamanduás, o lobo-guará, os tatus e os gambás.

Ecossistemas Brasileiros - Cerrado
Ecossistemas Brasileiros – Cerrado

Mata Atlântica

A Mata Atlântica abrange todo o litoral do Brasil, entretanto, esse ecossistema é um dos mais devastados do nosso país, estima-se que ele possua apenas 5% da sua vegetação original.

Cerca de 70% da população brasileira vive nesse bioma, que se estende do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e possui clima que vai de subtropical úmido a tropical úmido.

A flora da Mata Atlântica possui espécies perenes e que podem ser muito altas, com folhas largas. Propiciando a sobrevivência da grande quantidade de plantas epífitas existentes nessa floresta.

A fauna da Mata Atlântica é representada pelas jaguatiricas, os tucanos, saguis, mico-leão dourado, etc.

Ecossistemas Brasileiros - Mata Atlântica
Ecossistemas Brasileiros – Mata Atlântica

Mata dos Cocais

A Mata dos Cocais é uma mata de transição que fica entre a Floresta Amazônica e a Caatinga. Esse é um ecossistema que foi muito explorado para extração de óleos vegetais, como o de babaçu e a cera de carnaúba.

Atualmente, uma vasta área territorial desse ecossistema foi perdida para as plantações de soja. A Mata dos Cocais está presente no Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

A média de temperatura anual é 26 °C e os índices de pluviosidade são altos podendo chegar a 2200 mm.

A flora da Mata dos Cocais é muito característica pela presença massiva da espécie Orbignya martiana, uma palmeira chamada babaçu que possui grande importância econômica para a população.

A fauna possui grande diversidade de espécies incluindo arara-vermelha, ariranha, gavião-rei, boto, paca, macaco-prego, etc.

Ecossistemas Brasileiros - Mata dos Cocais
Ecossistemas Brasileiros – Mata dos Cocais

Pantanal

O Pantanal é uma planície que fica inundada em alguns períodos do ano, podendo ter áreas parcialmente ou totalmente submersas.

Esse é um dos ecossistemas com maior biodiversidade de fauna e flora do Brasil, abrange o oeste dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O clima no Pantanal é tropical continental com temperaturas altas, acima de 30 °C no verão, e amenas no inverno, podendo chegar a 20 °C.

Ecossistemas Brasileiros - Pantanal
Ecossistemas Brasileiros – Pantanal

Mata de Araucárias

A Mata de Araucárias recebe esse nome porque a principal espécie que compõe a flora desse ecossistema é a Araucaria angustifólia, o pinheiro-do-paraná, conhecido popularmente como araucária.

Esse ecossistema possui estações do ano bem definidas com invernos muito frios e verões muito quentes. A Mata de Araucária compreende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Ecossistemas Brasileiros - Mata das Araucárias
Ecossistemas Brasileiros – Mata das Araucárias

Manguezais

Os Manguezais são ecossistemas litorâneos com solo lodoso e salgado que possui vegetação arbustiva. Esse tipo de ecossistema evita o assoreamento das praias, ou seja, ele forma uma barreira de proteção.

A localização desse bioma está em toda costa brasileira, mas pode estar presente muitos quilômetros adentro do continente, seguindo o curso de rios.

A flora dos manguezais não é muito diversa e, geralmente, possui três espécies: mangue-vermelho, mangue-branco e mangue-preto. A fauna é rica em caranguejos, moluscos e aves.

Ecossistemas Brasileiros - Manguezal
Ecossistemas Brasileiros – Manguezal

Pampas

Os Pampas também são conhecidos como campos sulinos e predominam no norte do Rio Grande do Sul, onde o clima é subtropical, com as estações do ano bem definidas.

Esse ecossistema é uma pradaria, em que o relevo possui topos arredondados. A principal atividade econômica dos Pampas é a pecuária.

A flora que predomina nesse bioma são as gramíneas e os arbustos que são muito espaçados. A fauna apresenta animais como a onça-pintada, jaguatirica, guariba, ema, quero-quero, veado-campeiro, tucanos, etc.

Ecossistemas Brasileiros - Pampa
Ecossistemas Brasileiros – Pampa

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More