Cultura popular

Cultura popular é tudo o que envolve as manifestações culturais produzidas pelo povo.

Cultura popular é tudo aquilo que envolve manifestações culturais, tais como dança, festas, literatura, folclore, culinária, música e arte que são produzidas pelo povo.

O termo cultura é muito amplo, por isso, ele envolve tradições, comportamentos, práticas sociais e símbolos que se associam à linguagem popular.

Sendo assim, a cultura popular surge a partir da interação entre as pessoas que participam ativamente de sua construção e manutenção.

Cultura popular brasileira

A cultura popular brasileira é formada a partir da fusão de diversos povos, tais como os indígenas, africanos e europeus.

A nossa cultura reúne um conjunto de crenças, costumes, tradições e lendas que são passadas de geração a geração, garantindo a manutenção da mesma.

Dentro da cultura brasileira, podemos destacar:

Literatura

Cultura Popular
Literatura de Cordel.

A literatura brasileira é bastante rica e variada. Ela concentra diversos gêneros que tratam a história do nosso povo de acordo com a sua realidade.

Música

Cultura Popular
Moda de Viola – Zé Mulato e Cassiano.

A música brasileira reúne diversos ritmos que a definem como animada e alegre. Muitas vezes ela narra a vida da população.

Dança

Cultura Popular
Frevo.

As danças brasileiras acompanham ritmos mais intensos e animados. Elas estão intimamente ligadas ao folclore do país.

Festas

Cultura Popular
Festa Junina.

As festas brasileiras se originam de uma mistura das festividades portuguesas, africanas e indígenas. Em razão da extensão do país, cada região possui sua festa tradicional.

Culinária

Cultura Popular
Pamonha.

A culinária brasileira é rica em temperos, sabores e texturas. Cada região do Brasil se destaca a partir de algum prato conhecido nacionalmente.

  • Feijoada
  • Acarajé
  • Brigadeiro
  • Pamonha
  • Galinhada
  • Pão de queijo
  • Goiabada
  • Pato no Tucupi
  • Cuscuz paulista
  • Barreado

Religião

Cultura Popular
Terreiro de candomblé.

A religião que atualmente predomina no Brasil é o catolicismo. No entanto, o povo brasileiro segue diversas crenças, sendo algumas tipicamente brasileiras:

Cultura erudita e cultura popular

A cultura popular é oposta à cultura erudita, visto que as tradições são criadas e mantidas pelo povo que atua de maneira espontânea. Já a cultura erudita é produzida e apreciada pela elite, por isso, é mais restrita e considerada “superior”, vista como a mais “culta”.

Com isso, a cultura erudita demanda mais estudos, diferentemente da cultura popular que conta com a interação entre as pessoas para a sua formação e manutenção.

É importante destacar que nenhuma cultura é superior a outra, pois cada uma carrega características que a definem e diferenciam das demais.

Cultura de massa e cultura popular

A cultura de massa foi criada pela indústria cultural, responsável por utilizar os meios de comunicação como os principais propagadores da “cultura pop”, uma cultura voltada ao consumo e à manutenção do capitalismo.

Ambas se relacionam e estão envolvidas na sociedade contemporânea industrializada. No entanto, a diferença que as separam é o fato de que, na cultura de massa, a arte e a cultura estão associadas a um modo de vida artificial que visa somente o lucro e a riqueza das elites.

Já na cultura popular, a arte e a cultura se constituem por meio da interação entre as pessoas, não se submetendo à indústria cultural e ao capitalismo.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More