Nomes de brincadeiras

As brincadeiras são importantes para que as crianças se desenvolvam em vários aspectos, principalmente social. Confira o nome de algumas brincadeiras.

As brincadeiras são um grande referencial para que as crianças aprendam a viver a vida em sociedade, dividindo momentos com colegas. Isso acontece de forma espontânea e é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos.

Pode-se afirmar que as brincadeiras se integram entre os exercícios físicos mais completos, pois, além de trazerem diversão para a garotada, agregando valores e virtudes para a vida.

Até mesmo os adultos que se permitem brincar podem ampliar e estruturar a experiência das crianças. Dessa forma, todos aprendem através da interação e expandem conhecimentos culturais.

Confira agora os nomes de brincadeiras antigas e muito divertidas.

1. Amarelinha

Nomes de brincadeiras - Amarelinha
Nomes de brincadeiras – Amarelinha

Para esta brincadeira tradicional, é necessário que exista no chão o formato de uma cruz, com semicírculos nas duas pontas, um indicando o céu e outro o inferno. No jogo, perde quem pisar nas linhas ou no local onde a pedrinha cair.

2. O Mestre Mandou

Nomes de brincadeiras - O mestre mandou
Nomes de brincadeiras – O mestre mandou

Neste jogo, uma das crianças é o mestre. Ela vai dar ordens, iniciando com a frase “o mestre mandou” e quem não conseguir concluir a tarefa, deve pagar uma prenda, à escolha do mestre.

3. Elefantinho Colorido

Nomes de brincadeiras - Elefantinho Colorido
Nomes de brincadeiras – Elefantinho Colorido

Para a brincadeira, é necessária uma bola e bastante espaço. O jogo se inicia com as crianças falando ‘e-le-fan-ti-nho co-lo-ri-do’ e passando a bola em cada sílaba.

Em quem a bola parar, a criança deve gritar uma cor e todos da roda devem tocar um objeto que tenha essa cor.

4. Cama de Gato

Nomes de brincadeiras - Cama-de-gato
Nomes de brincadeiras – Cama de gato

Esta brincadeira é conhecida em praticamente todo o mundo e para brincar, é necessário um barbante. O jogo consiste em traçar um cordão entre os dedos das duas mãos e alterando as figuras formadas.

5. Ciranda

Nomes de brincadeiras - Ciranda
Nomes de brincadeiras – Ciranda

Essa é uma famosa dança infantil que, com origem em Portugal, inicialmente era bailada por adultos. Seus versos são muito conhecidos até hoje:

Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

6. Escravos de Jó

Nomes de brincadeiras - Escravos de Jó
Nomes de brincadeiras – Escravos de Jó

Com as crianças sentadas em círculos no chão, inicia-se a canção da cantiga, marcando os tempos fortes. Cada uma deve estar com um objeto na mão, que vai passando para os outros participantes de acordo com a letra da música.

Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, põe
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue-zigue-zá

7. Morto-vivo

Nomes de brincadeiras - Morto-vivo
Nomes de brincadeiras – Morto-vivo

Com as crianças lado a lado, uma é selecionada para conduzir a brincadeira. Quando gritar “Morto”, todos devem abaixar, já quando gritar “Vivo”, todos devem retornar a ficar de pé. Quem errar, sai da brincadeira.

8. Pega-pega

Nomes de brincadeiras - Pega-pega
Nomes de brincadeiras – Pega-pega

Nesta brincadeira, uma criança deve correr para tocar outra. A criança tocada deve fazer o mesmo.

Existem algumas variações para esta brincadeira, a mais conhecida é a pira-cola, na qual quem for pego deve ficar no lugar até que alguém toque nele, libertando-o.

9. Dança da cadeira

Nomes de brincadeiras - Dança das cadeiras
Nomes de brincadeiras – Dança da cadeira

Para a brincadeira, são necessárias algumas cadeiras (uma a menos para a quantidade de integrantes). Com a música tocando, as crianças devem andar ao redor da cadeira e quando o som parar, todos devem sentar. Quem ficar em pé, sai da brincadeira.

10. Forca

Nomes de brincadeiras - Forca
Nomes de brincadeiras – Forca

Na brincadeira, uma palavra é selecionada por alguma das crianças. Então, em uma folha de papel, é desenhada a forca e tracinhos para cada letra. Cada jogador chuta uma letra e, para cada errada, é desenhada uma parte do corpo na forca. Vence quem acertar a palavra.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More