Brincadeiras sobre alimentação saudável

A alimentação saudável é um hábito que deve ser estimulado desde criança. Para incentivar essa prática, confira algumas dicas!

O momento de comer pode ser verdadeiramente difícil quando crianças estão envolvidas. Sendo assim, bagunça e birras são comuns e causam estresse entre os responsáveis pela alimentação.

Apesar da dificuldade, é de extrema importância construir hábitos alimentares saudáveis que envolvam a participação infantil. Por meio do preparo, consumo e limpeza realizadas na alimentação, é possível ensinar paciência, contato direto com a comida, responsabilidade e autonomia.

Além disso, o ato de comer é essencial por criar bons ou maus hábitos que terão consequências imediatas e futuras.

Assim, é importante introduzir alimentos saudáveis com sabores e texturas diversificados desde cedo e com constância. Também, a família deve servir de exemplo, se alimentando adequadamente. Por fim, evite forçar a alimentação, optando por brincadeiras na hora de comer.

Separamos algumas dicas de brincadeiras sobre alimentação saudável para te ajudar nesse momento. Confira!

Lanches especiais

Piquenique
Brincadeiras sobre alimentação saudável – Piquenique

Para incentivar a animação na hora de comer, prepare lanches especiais. Assim, uma forma de fazer isso é inovando o ambiente, criando uma mesa divertida ou um piquenique.

Outra dica é a preparação de comidas temáticas e diferentes, explorando a criatividade e criando um universo divertido para o lanche. Também, procure incluir os bonecos e personagens preferidos da criança como convidados do evento especial.

Caixa de surpresa

Em uma caixa, coloque um alimento que será o lanche. Então, faça suspense para que a criança fique curiosa e animada para descobrir qual é o prato delicioso que está escondido.

Brinquedos

Para tornar o preparo e consumo de alimentos mais divertido, introduza mais brinquedos com o tema. Alguns exemplos são cozinhas, feirinhas, balcão de atendimento, entre outros.

Cozinhar juntos

Cozinhando com criança
Brincadeiras sobre alimentação saudável – Cozinhar juntos

Uma forma de animar a criança para uma alimentação saudável é integrá-la no preparo. Dessa forma, deixa que ela escolha o prato de um cardápio previamente escolhido por você.

Em seguida, passe algumas tarefas da receita de acordo com a habilidade da criança, como misturar os ingredientes e medir as quantidades. Para crianças pequenas, ajude nas tarefas.

Histórias divertidas

A hora de comer pode ser monótona, principalmente se está evitando celulares e televisões. Para garantir diversão, conte histórias envolventes enquanto a criança está comendo.

Além disso, é possível incorporar personagens e mundos já conhecidos, captando ainda mais atenção.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More