Ginástica laboral

A ginástica laboral é uma ótima ferramente para promover o bem-estar dentro da empresa. Confira os benefícios e tipos dessa atividade física.

O que é ginástica laboralA ginástica laboral é uma série de exercícios que visam promover o bem-estar físico no ambiente de trabalho. Essa prática evita problemas relacionados às atividades do trabalho, melhora a saúde e estimula, consequentemente, a produtividade.

Essa ginástica consiste em exercícios físicos, em média de 15 minutos, realizados no ambiente de trabalho. Esses exercícios evitam lesões causadas pelo trabalho, assim como incentivam a prática física e relaxamento.

Com inúmeros benefícios, confira tudo sobre ginástica laboral.

História da ginástica laboral

A ginástica laboral surgiu na Polônia em 1925 frente à tentativa de evitar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Em seguida, foi adotada pela Holanda, Rússia, Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia.

Os Estados Unidos adotaram a prática em 1968. Já o Brasil tem relatos de 1973 da Escola de Educação Física da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Novo Hamburgo/RS (FEEVALE) com o Projeto Educação Física Compensatória e Recreação.

Tipos de ginástica laboral

A prática tem três classificações principais, mas podem ser separadas, também, em quatro objetivos principais. Veja os tipos de ginástica laboral a seguir:

Ginástica laboral preparatória

A preparação do organismo é o principal objetivo. Também, a melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. A prática dura em média 12 minutos antes do trabalho, quando são realizados exercícios de equilíbrio, flexibilidade, coordenação, concentração e resistência muscular.

Ginástica laboral compensatória

A prática ocorre durante o trabalho e visa aliviar tensão ou dor causada pelo esforço. Assim, auxilia na correção da postura e prevenção de fadiga muscular. Com ela, os exercícios são de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.

Ginástica laboral de relaxamento

A ginástica é realizada ao final da jornada com o objetivo de relaxamento e alívio de tensões. As práticas são de automassagem, alongamentos, meditação e exercícios respiratórios.

Já os agrupamentos por objetivo específico são:

  • Ginástica corretiva/postural: visa fortalecer e alongar os músculos em pouco uso.
  • Ginástica de compensação: tem como objetivo a prevenção de lesões e compensações posturais. Os exercícios simétricos são realizados, assim como de alongamento.
  • Ginástica terapêutica: o objetivo é o tratamento de distúrbios, patologias e problemas posturais.
  • Ginástica de manutenção/conservação: tem como objetivo manter os benefícios e bem-estar dos praticantes.

Benefícios da ginástica laboral

Ginástica Laboral
Ginástica Laboral no ambiente de trabalho

São muitos os benefícios da ginástica laboral, dentre eles:

  • Melhor circulação;
  • Relaxamento físico e mental;
  • Prevenção de doenças;
  • Correção de postura;
  • Melhor concentração;
  • Melhor relacionamento entre a equipe;
  • Melhor produtividade;
  • Incentivo à atividade física.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More