Nomes de brincadeiras
As brincadeiras são importantes para que as crianças se desenvolvam em vários aspectos, principalmente social. Confira o nome de algumas brincadeiras.
As brincadeiras são um grande referencial para que as crianças aprendam a viver a vida em sociedade, dividindo momentos com colegas. Isso acontece de forma espontânea e é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos.
Pode-se afirmar que as brincadeiras se integram entre os exercícios físicos mais completos, pois, além de trazerem diversão para a garotada, agregando valores e virtudes para a vida.
Até mesmo os adultos que se permitem brincar podem ampliar e estruturar a experiência das crianças. Dessa forma, todos aprendem através da interação e expandem conhecimentos culturais.
Confira agora os nomes de brincadeiras antigas e muito divertidas.
1. Amarelinha
Para esta brincadeira tradicional, é necessário que exista no chão o formato de uma cruz, com semicírculos nas duas pontas, um indicando o céu e outro o inferno. No jogo, perde quem pisar nas linhas ou no local onde a pedrinha cair.
2. O Mestre Mandou
Neste jogo, uma das crianças é o mestre. Ela vai dar ordens, iniciando com a frase “o mestre mandou” e quem não conseguir concluir a tarefa, deve pagar uma prenda, à escolha do mestre.
3. Elefantinho Colorido
Para a brincadeira, é necessária uma bola e bastante espaço. O jogo se inicia com as crianças falando ‘e-le-fan-ti-nho co-lo-ri-do’ e passando a bola em cada sílaba.
Em quem a bola parar, a criança deve gritar uma cor e todos da roda devem tocar um objeto que tenha essa cor.
4. Cama de Gato
Esta brincadeira é conhecida em praticamente todo o mundo e para brincar, é necessário um barbante. O jogo consiste em traçar um cordão entre os dedos das duas mãos e alterando as figuras formadas.
5. Ciranda
Essa é uma famosa dança infantil que, com origem em Portugal, inicialmente era bailada por adultos. Seus versos são muito conhecidos até hoje:
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.
6. Escravos de Jó
Com as crianças sentadas em círculos no chão, inicia-se a canção da cantiga, marcando os tempos fortes. Cada uma deve estar com um objeto na mão, que vai passando para os outros participantes de acordo com a letra da música.
Jogavam caxangá
Deixa ficar
Fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue-zigue-zá
7. Morto-vivo
Com as crianças lado a lado, uma é selecionada para conduzir a brincadeira. Quando gritar “Morto”, todos devem abaixar, já quando gritar “Vivo”, todos devem retornar a ficar de pé. Quem errar, sai da brincadeira.
8. Pega-pega
Nesta brincadeira, uma criança deve correr para tocar outra. A criança tocada deve fazer o mesmo.
Existem algumas variações para esta brincadeira, a mais conhecida é a pira-cola, na qual quem for pego deve ficar no lugar até que alguém toque nele, libertando-o.
9. Dança da cadeira
Para a brincadeira, são necessárias algumas cadeiras (uma a menos para a quantidade de integrantes). Com a música tocando, as crianças devem andar ao redor da cadeira e quando o som parar, todos devem sentar. Quem ficar em pé, sai da brincadeira.
10. Forca
Na brincadeira, uma palavra é selecionada por alguma das crianças. Então, em uma folha de papel, é desenhada a forca e tracinhos para cada letra. Cada jogador chuta uma letra e, para cada errada, é desenhada uma parte do corpo na forca. Vence quem acertar a palavra.
Veja também:
- Jogos e brincadeiras que envolvam matemática
- 7 Brincadeiras na piscina que podem ser praticadas por toda a família
- Brincadeiras sobre alimentação saudável
- Brincadeiras ao ar livre – 8 sugestões de atividades ao ar livre para crianças
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.