O petróleo realmente veio dos dinossauros? Saiba a verdade sobre o 'ouro negro'

Apesar de ser proveniente de fósseis, o líquido preto que 'move' o mundo não veio exatamente dos antigos répteis gigantes.

O petróleo, muitas vezes chamado de “ouro negro”, é uma das substâncias mais valiosas e essenciais do nosso mundo moderno. No entanto, sua origem e os mitos que a cercam podem surpreender muitas pessoas.

Ao contrário da crença popular, o petróleo não é resultado da decomposição de dinossauros. Então, de onde ele realmente vem?

A revelação científica

O professor de geologia Reidar Müller, da Universidade de Oslo, na Noruega, explica que o petróleo tem suas origens em trilhões de minúsculas algas e plânctons antigos.

Apesar da ideia de que o petróleo é derivado dos dinossauros persistir em muitas mentes, a ciência nos revela uma verdade diferente.

(Imagem: Reuters/reprodução)

A teoria orgânica do petróleo

O fato expresso por Müller faz parte da chamada teoria orgânica, que é amplamente aceita no que diz respeito à origem do petróleo.

Ela sugere que essa substância valiosa se formou ao longo de milhões de anos pela decomposição de restos de animais e microscópicas algas acumuladas no fundo de mares e lagoas. É um processo complexo que envolve pressão, temperatura e tempo.

Os professores Darío Solano e Iza Canales, da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), explicam que esse processo pode ser imaginado como cozinhar uma mistura de materiais em uma panela de pressão.

Sob condições específicas de pressão e temperatura, a matéria original se descompõe em cadeias de carbono e hidrogênio. Após estar pronto, o petróleo migra das rochas onde foi formado para as rochas que o armazenarão.

E essa história de que o petróleo veio dos dinossauros?

O mito de que o petróleo é feito dos fósseis de dinossauros provavelmente surgiu devido ao período em que a maioria dos depósitos de petróleo foi formada – a era Mesozoica, que ocorreu há cerca de 66 a 252 milhões de anos atrás.

Este período é amplamente conhecido como a era dos répteis, devido ao domínio dos dinossauros. Algumas das rochas que produzem hidrocarbonetos estão associadas a essa era, o que pode ter contribuído para a ideia errônea de que os dinossauros estão ligados à origem do petróleo.

Desmistificar esses mitos é crucial, não apenas para combater a desinformação, mas também para avançar na compreensão dessa substância vital.

À medida que expandimos nosso conhecimento sobre a verdadeira origem do petróleo, abrimos portas para novas tecnologias e aplicações que podem impulsionar nosso desenvolvimento e nosso entendimento do mundo à nossa volta.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.