O que é Sororidade? Significado, Contexto e Histórico Social

O que é Sororidade? Sororidade é a união ou aliança entre mulheres, semelhante à relação de irmandade, baseada na empatia e no companheirismo.

0

O que é Sororidade? Sororidade é a união ou aliança entre mulheres, semelhante à relação de irmandade, baseada na empatia e no companheirismo. É uma dimensão ética, política e prática do movimento feminista contemporâneo, que busca a igualdade entre os gêneros.

Significado e definição de Sororidade

A palavra tem origem no latim sóror, que significa “irmãs”. Por isso, a sororidade é tão importante no feminismo. Sem a ideia de “irmandade” como o termo demonstra, ou seja, sem essa união entre as mulheres, o movimento não teria proporções significativas para conseguir atingir seus objetivos.

Sororidade pode ser considerada como equivalente ao feminino de fraternidade, que tem origem na palavra frater, cujo significado é “irmão”.

Em resumo, sororidade é a ideia de solidariedade entre mulheres, que se apoiam para conquistar a liberdade e a igualdade que desejam. É respeitar, ouvir e dar voz umas às outras sem julgamentos.

A sororidade se baseia em evitar o julgamento prévio entre as próprias mulheres, que muitas vezes reforçam estereótipos preconceituosos que estão enraizados devido à sociedade machista e patriarcal em que estão inseridas. Ou seja, negando a ideia de que deve haver uma competição ou rivalidade entre mulheres

Algumas atitudes ajudam a praticar a sororidade, como:

  • Ajudar outras mulheres sempre que possível, aconselhando, cuidando ou apenas compartilhando conhecimentos;
  • Elogiar e incentivar umas às outras;
  • Não enxergar outras mulheres como rivais;
  • Evitar xingamentos relacionados ao comportamento sexual para se referir à outra mulher;
  • Evitar julgamentos relacionados à roupas e comportamento, por exemplo.

PUBLICIDADE

A sororidade seletiva, por sua vez, indica uma segregação entre “subgrupos” de mulheres. Por exemplo, quando uma mulher se define feminista, mas exclui e oprime mulheres negras ou LGBTs, sem se identificar ou sentir empatia por elas.

Frases sobre Sororidade

Ela é forte, guerreira, sensível, feliz. Tem superpoderes, tem asas, é uma deusa. Está fixada em todas as mulheres e é por esse mundo sem mais denominação de “cor de rosa” que vamos sempre lutar.

Seja a mulher que conserta a coroa de outra mulher sem dizer ao mundo que estava torta.

Sororidade é aquela singela parte quando mulheres compreendem em igualdade que é melhor o amor à rivalidade.

Sinônimos de Sororidade

Alguns termos relacionados à sororidade são: empatia, acolhimento, solidariedade, respeito, companheirismo.

Conteúdos Relacionados:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.