O que fazer para proteger a pele durante a época mais seca do ano?
Certos hábitos favorecem a saúde da pele durante a primavera e o verão.
Recentemente, publicamos um artigo que aponta que, meteorologicamente falando, a primavera já começou no hemisfério sul.
A estação, que precede o verão, está localizada na época mais seca do ano, que vai de meados do inverno até o final do verão, marcado por suas altas temperaturas.
Durante esse período, a baixa umidade do ar pode afetar a pele de maneira significativa, causando ressecamento e outros problemas.
Tal secura, associada à queda na umidade do ar, reduz a capacidade da pele de reter água, o que causa diversas condições.
Além disso, a pele pode ficar mais propensa a inflamações, conhecidas como dermatites, e a infecções. Isso acontece porque o ressecamento compromete a barreira protetora natural da pele, facilitando a entrada de microrganismos e substâncias irritantes.
Entre os principais sinais de que a pele está sofrendo com a falta de umidade estão a sensação de repuxamento, descamação, coceira e até pequenas fissuras. Em alguns casos, a pele pode apresentar áreas avermelhadas, indicando inflamação.
Pele pode sofrer com problemas durante a primavera e o verão – Imagem: reprodução
Dicas para evitar problemas de pele no tempo seco
Dermatologistas alertam que é possível prevenir esses problemas evitando alguns hábitos comuns.
Utilizar hidratantes de pele e protetores solares e evitar exposição prolongada ao sol são medidas básicas. Contudo, há outras ações importantes para manter a saúde da pele em dias mais secos:
-
Evitar banhos quentes e demorados, que removem os óleos naturais da pele;
-
Usar sabonetes líquidos com hidratante durante o banho;
-
Ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia para garantir a hidratação de dentro para fora;
-
Utilizar cremes à base de ácido hialurônico, que ajudam a manter a umidade da pele;
-
Ingerir cápsulas de ácido hialurônico e ômega 3, mas apenas sob orientação médica.
Com essas práticas, você protege sua pele e garante a saúde dela durante o período de baixa umidade. Porém, não se esqueça de estar sempre atento aos sintomas de ressecamento na pele para, se necessário, procurar ajuda médica.
Comentários estão fechados.