O RG vai se aposentar? entenda a nova carteira de identidade que está chegando
A nova carteira de identidade, em o número do antigo RG, terá um novo prazo para que mais estados sejam integrados à adesão.
Durante a noite da última segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que prorroga o prazo para que os estados emitam o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) por mais trinta dias.
Com essa decisão, o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) torna-se o padrão de identificação, atualizando o número do Registro Geral (RG).
Atualmente, a transferência da CIN já está em andamento em 12 estados, que são Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Até dia 28 de fevereiro de 2032, o modelo antigo da carteira de continuação era válido. Importante ressaltar que a primeira via e a renovação do novo modelo de documento são gratuitas para os cidadãos.
Além disso, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Carteira de Identidade Nacional estará disponível em versões física e digital, oferecendo mais opções aos brasileiros.
O fim do RG
A utilização do número do CPF, emitido pela Receita Federal, estabelece uma mudança significativa no novo modelo da CIN.
Ao adotar o CPF como padrão de identificação, o documento passa a ser válido em todo o território nacional, superando a fragmentação anterior, na qual o RG era emitido por estados individuais.
Essa medida representa um marco, introduzindo um padrão de emissão e modelo único para os 27 órgãos de identificação do país. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na prevenção de fraudes de identificação no Brasil.
O CPF agora se torna a chave para acesso a informações do cidadão em diversos documentos, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho e outros documentos.
Com essa integração, as entidades governamentais poderão obter acesso a todas as informações relevantes de um cidadão a partir de uma única combinação numérica, proporcionando maior eficiência e segurança.
Comentários estão fechados.