Ordem e classe dos números
Entenda o que é a ordem e a classe dos números, veja uma tabela com as diferentes ordens, classes e exemplos.
Para entender a ordem e classe dos números, primeiramente, vamos lembrar que utilizamos o sistema de numeração decimal, que é chamado assim por ser formado por 10 algarismos diferentes:
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9
Qualquer número, por maior que seja, é formado apenas por esses algarismos. Um milhão, duzentos e quarenta mil, oitocentos e cinquenta e três, por exemplo, é escrito como: 1240853.
Como isso é possível? Como um número tão grande pode ser escrito utilizando apenas 10 algarismos diferentes?
Isso é possível graças a separação dos números em ordens e classes. Então, vamos entender o que significa cada um desses dois conceitos matemáticos.
O que é ordem e classe dos números?
A ordem e a classe de um número são separações ou divisões criadas para que números maiores pudessem ser escritos utilizando o sistema de numeração decimal. Assim, cada algarismo de um número possui uma ordem e uma classe.
Ordem dos números
A ordem dos números é contada da direita para a esquerda e cada algarismo de um número possui uma ordem diferente, podendo ser 1° ordem, 2° ordem, 3° ordem, etc.
Classe dos números
A classe dos números também é contada da direita para a esquerda, mas de três em três algarismos.
Os três primeiros algarismos são da 1° classe, os três seguintes são da 2° classe, os próximos três da 3° classe, e assim por diante.
Dentro de cada classe, os três algarismos podem ser classificados em unidades (U), dezenas (D) e centenas (C), considerando essa ordem, também da direita para a esquerda.
Observação: a 2° classe também é chamada de classe dos milhares e a 3° classe de classe dos milhões.
Exemplo: vamos ver na tabela abaixo como identificar a ordem e a classe dos números 524, 13267, 2010984 e 100387430.
Você também pode se interessar:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.