Osmose reversa

A osmose reversa é um transporte de solvente em sentido contrário do natural.

A osmose reversa é um processo de separação de soluto e solvente através de uma membrana que impede a passagem do soluto e é permeável somente ao solvente.

É importante perceber que nesse caso o solvente passa do meio mais concentrado de soluto (hipertônico) para o meio menos concentrado (hipotônico), exatamente o oposto do que ocorre em uma osmose natural.

Numa osmose comum, o solvente passa do meio hipotônico para o meio hipertônico para que os dois fiquem com soluções equilibradas em concentração de solvente e soluto.

Como ocorre a osmose reversa?

Na osmose reversa, uma pressão maior que a pressão osmótica natural é exercida no meio hipertônico e o soluto é forçado a passar para o meio hipotônico.

Entretanto, o soluto é barrado por uma membrana semipermeável e somente o solvente passa. Dessa forma, a osmose reversa separa o soluto do solvente.

Nesse tipo de osmose, 99% dos solutos com baixo peso molecular ficam retidos na membrana semipermeável, isso inclui os sais, as moléculas orgânicas, bactérias, vírus, entre outros.

Osmose reversa
Osmose reversa

Aplicações da osmose reversa

No mundo atual, uma das principais utilizações da osmose reversa é na dessalinização da água do mar. Esse processo pode resolver a falta de água potável em muito lugares do mundo.

Para que a dessalinização da água-marinha aconteça, a água é colocada em tanques separados por uma membrana semipermeável.

Motores exercem uma pressão maior que a osmótica natural e obrigam a água a passar por meio hipotônico, deixando o sal retido na membrana.

O processo de dessalinização da água também retira microrganismos e torna a água do mar potável.

A osmose reversa também é utilizada na irrigação de grandes plantações para evitar acúmulo de sais no solo. Nas máquinas de hemodiálise para filtrar o sangue e reter impurezas, e na indústria para fabricação de bebidas.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More