Organelas celulares

Continue lendo para conhecer os componentes das células!


As organelas celulares são pequenas estruturas que estão localizadas no citosol da célula. Elas são as responsáveis por realizar diversas funções para garantir o funcionamento celular.

Entre as funções que as organelas têm estão a síntese e transporte de proteínas, a digestão celular, a quebra de moléculas complexas, produção de energia, entre outras.

Todas as organelas são revestidas por membrana plasmática e algumas delas possuem dupla membrana. Essas membranas conferem forma e funções específicas para as organelas.

Núcleo

O núcleo é uma organela que só está presente nas células eucarióticas. Ele é o responsável por armazenar o material genético e comandar tudo que ocorre dentro da célula. Ele é a maior organela que existe.

Mitocôndrias

As mitocôndrias possuem dupla membrana com muitas dobras que são chamadas de cristas mitocondriais.

Elas possuem DNA e ribossomos próprios, elas são capazes de se multiplicar, assim como as bactérias.

Sua função é realizar a respiração celular, o processo que produz a maior parte da energia que é utilizada por todas as células para realizar suas funções vitais.

Ribossomos

Os ribossomos são estruturas em formato de pequenos grãos, encontradas em todos os tipos celulares. Eles são os responsáveis pelo controle da produção de proteínas e da regeneração celular.

Retículo endoplasmático liso

O retículo endoplasmático liso tem como principal função a síntese de lipídios como os fosfolipídios, óleos e hormônios sexuais.

Além disso, essa organela também realiza o metabolismo do álcool e a desintoxicação da célula.

Retículo endoplasmático rugoso

O retículo endoplasmático rugoso tem esse nome por conter ribossomos aderidos a sua parede. Eles têm um formato achatado e sua principal função é realizar a síntese proteica e transportar as proteínas.

Aparelho de Golgi

O aparelho de Golgi, conhecido também como complexo de Golgi ou complexo Golgiense, é o responsável por armazenar e modificar as proteínas com a adição de um açúcar para que elas não se tornem inativas.

Também são eles que transportam as proteínas que foram sintetizadas pelo retículo endoplasmático rugoso.

Além disso, o complexo de Golgi sintetiza polissacarídeos e produz o acrossomo nos homens, a parte anterior dos espermatozoides.

Peroxissomos

Os peroxissomos são os responsáveis pela síntese de uma enzima digestiva chamada catalase que irá catalisar o peróxido de hidrogênio (H2O2), conhecido popularmente como água oxigenada.

Lisossomos

Os lisossomos são organelas sintetizadas pelo aparelho de Golgi que possuem a bicamada lipídica e no seu interior contêm muitas enzimas digestivas. Sua principal função é a digestão de compostos orgânicos.

Vacúolos

Os vacúolos podem até estar presentes em algumas células animais, entretanto, essa é uma organela característica de células vegetais.

Ela pode ocupar praticamente todo espaço do citoplasma e é responsável por armazenar substâncias e excretas das células.

Os vacúolos também atuam para manter o turgor da célula, ou seja, regula a pressão osmótica para que a célula não arrebente nem colapse suas paredes.

Plastídios ou plastos

Os plastídios são organelas exclusivas das células vegetais e das algas. Eles podem ser de três tipos: leucoplastos, cromoplastos, cloroplastos. Eles possuem a capacidade de se transformarem um no outro de acordo com a necessidade da planta.

Os leucoplastos não possuem pigmentos que dão cor, geralmente eles armazenam amido e, geralmente, estão presentes em caules e raízes.

Os cromoplastos são plastídios que possuem pigmentos, eles são os responsáveis pela cor de frutos, flores e até de raízes como a cenoura.

Os cloroplastos são os plastídios mais conhecidos, eles são os responsáveis pela cor verde das plantas que é proveniente da clorofila.

A clorofila é um pigmento fotossintetizante, por isso, os cloroplastos estão diretamente envolvidos no processo de fotossíntese.

Mapa mental de citologia

Veja abaixo um mapa mental com os principais componentes das células. Baixe o mapa no link abaixo e uso-o para estudar sempre que for necessário!

Citologia - Mapa mental
Citologia – Mapa mental

Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More