Transportes de membrana: endocitose e exocitose

Os transportes de membrana realizam modificações nos meios intracelular e extracelular.

0

As moléculas pequenas e os íons são transportados entre as células através dos transportes passivos e ativos. As moléculas grandes são capturadas e eliminadas através de endocitose e exocitose. Esses processos são fundamentais para o funcionamento da célula.

Endocitose

A endocitose é a absorção de substâncias como moléculas grandes, pedaços de detritos, outras células e etc. através da membrana plasmática do meio extracelular para o meio intracelular, ou seja, é o transporte de fora para dentro da célula.

Esse transporte ocorre através de vesículas que se formam na membrana por invaginação, as chamadas vesículas endocíticas. O transporte por endocitose pode ocorrer de três maneiras diferentes: pinocitose, fagocitose e endocitose imediata.

Pinocitose

Na pinocitose ocorre transporte de substâncias solúveis que teriam resistência para atravessar a membrana de outra maneira.

Esse transporte é bastante seletivo e envolve gasto de energia na invaginação e posterior fechamento da membrana para formar a vesícula que aqui recebe o nome de pinossomo.

A pinocitose é extremamente importante para os seres vivos, as gotículas de lipídios, por exemplo, são eliminadas do organismo através desse processo.

Fagocitose

Na fagocitose a célula absorve materiais não diluídos, ou seja, partículas sólidas. Uma das células que mais realiza fagocitose no corpo humano são os glóbulos brancos que envolvem e degradam materiais estranhos ao organismo.

Nesse transporte a célula lança prolongamentos citoplasmáticos, chamados pseudópodes, que envolvem a partícula que será capturada, formando uma bolsa ao redor deste.

Essas partículas englobadas podem ser uma bactéria, algum resto de matéria orgânica ou até mesmo outras células que estejam atacando o organismo.

Dentro da bolsa fagocítica são secretadas enzimas que degradam o material englobado até que ele se torne inofensivo para o organismo.

Alguns seres vivos usam a fagocitose como meio de aquisição de alimento, como é o caso de algumas amebas. Ao contrário da pinocitose que é um processo comum para células eucarióticas, a fagocitose só é realizada por células especializadas.

Endocitose imediata

Na endocitose imediata a invaginação da membrana ocorre através de um mediador que auxilia na absorção das partículas.

Esse mediador é uma parte específica da membrana que se liga a substância que será ingerida. Esse tipo de endocitose é o que acontece na eliminação dos vírus no corpo humano.

Tipos de endocitose
Tipos de endocitose

Exocitose

A exocitose faz o caminho inverso da endocitose, as partículas são transportadas do meio intracelular para o meio extracelular, funcionando como uma expulsão de partículas para fora da célula.

Depois que as partículas foram absorvidas pela endocitose e transformadas em agentes inofensivos, a célula usa a exocitose para retirar esses resíduos de dentro da célula, ou seja, para fazer a excreção dessas substâncias.

A exocitose acontece em três etapas: a migração, a fusão e o lançamento. A primeira fase da exocitose é a migração, onde as substâncias passam por mudanças no citoplasma da célula, uma preparação para a excreção ou secreção.

A próxima fase é chamada fusão, quando as vesículas contendo essas substâncias se unem a membrana plasmática para facilitar a passagem.

A ultima fase da exocitose é o lançamento, onde as substâncias são finalmente colocadas para fora da célula, lançadas para o meio extracelular.

Representação da exocitose
Representação da exocitose

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.