Pais de prodígio universitário de 14 anos indicam o "segredo" da sua educação familiar
Mark e Melissa Wimmer, pais do genial Mike Wimmer, contaram em entrevista um aspecto peculiar do cuidado que tiveram com a educação do garoto.
Mike Wimmer, um jovem prodígio de 14 anos, é um membro certificado da Mensa em Salisbury, Carolina do Norte.
Ele alcançou uma série de realizações acadêmicas notáveis nos últimos três anos, obtendo seu diploma de ensino médio, associado e bacharelado.
Além de suas conquistas acadêmicas, Mike demonstrou um talento empreendedor, administrando duas empresas de tecnologia com sucesso.
Recentemente, ele abriu uma terceira empresa e estabeleceu uma parceria com a Atlantic Lionshare, uma organização sediada nas Bermudas, que se dedica ao controle da população de peixe-leão, uma espécie invasora.
Melissa e Mark Wimmer, os pais de Mike, afirmam que nunca pressionaram seu filho a fazer o dever de casa, mas são rigorosos quando se trata de desenvolver amizades.
Por ser um jovem extrovertido, Mike teve uma experiência única aos 11 anos, quando recebeu uma calorosa recepção do tribunal para a sua turma do segundo ano do ensino médio.
A habilidade do rapaz em estabelecer amizades transcende as faixas etárias. Ele tem amigos desde a infância, companheiros de classe universitários na Carolina University e até colegas de trabalho adultos.
Essa ampla rede de amizades demonstra sua capacidade de se conectar com pessoas de diferentes idades e contextos.
A importância da amizade na vida dos gênios
Pesquisas mostram que há uma correlação estatística entre introversão e QI alto em alguns casos de indivíduos com habilidades excepcionais.
Embora muitos possam associar genialidade a traços extrovertidos, nem todos os gênios infantis se encaixam nesse estereótipo.
Mark e Melissa descobriram a extraordinária inteligência de seu filho antes mesmo de ele ingressar na pré-escola. Um psicólogo infantil informou aos pais que Mike havia superado significativamente a escala de QI tradicionalmente usada, indicando um alto nível de inteligência.
A partir dessa avaliação, os pais concluíram que um currículo educacional padrão não seria adequado para apoiar o desenvolvimento acelerado de Mike.
Reconhecendo seu potencial excepcional, eles tomaram a decisão de buscar alternativas educacionais mais personalizadas e desafiadoras.
Ao contrário de alguns pais em uma situação semelhante, os pais de Mike não optaram pela educação domiciliar para seu filho, sentindo-se desconfortáveis com a ideia de colocá-lo em uma sala de aula com colegas mais velhos.
Em vez disso, eles reconheceram o valor de permitir que Mike navegue nessas situações sociais desafiadoras.
Um gênio fora da zona de conforto
Melissa enfatizou a importância de Mike desenvolver habilidades sociais e ser capaz de lidar com uma variedade de personalidades em salas de aula.
Ela valoriza a sociabilidade de seu filho e acredita que expô-lo a diferentes ambientes de aprendizado contribuirá para seu crescimento social e emocional.
Mark e Melissa adotaram uma postura de não serem os porta-vozes ou microgerentes de Mike. Eles valorizavam a importância de ele encontrar sua própria voz e aprender a utilizá-la.
Conscientes de que não deveriam tomar a frente das interações sociais de Mike, os pais optaram por expô-lo a diversas situações sociais e o incentivaram a se envolver com os outros de forma autônoma, além de se sentir mais à vontade em conversar com pessoas fora do seu círculo familiar.
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