Países Capitalistas

Saiba quais são os países que adotam o modelo econômico capitalista e as definições dessa prática.

1

Por um período no século 20, havia poucas palavras tão poderosas quanto capitalismo. Enquanto muitas pessoas vivas hoje não se lembram muito da Guerra Fria, os Estados Unidos passaram quase 40 anos defendendo agressivamente esse conceito contra ideologias opostas.

Então, o que é capitalismo? Uma economia capitalista é aquela em que os meios de produção são controlados por empresas privadas. Basicamente, cidadãos individuais dirigem a economia, enquanto o governo não tem papel na produção ou nos preços.

Em vez disso, os preços são estabelecidos pelo livre mercado, no qual o valor é determinado pela oferta e demanda, ou a relação entre produtores privados e consumidores privados. Tradicionalmente, isso tem sido visto como uma parte importante da democracia, representando a capacidade de qualquer pessoa de controlar seu próprio destino econômico.

Países capitalistas

A resposta mais honesta é: em todo lugar. Vivemos em uma economia cada vez mais globalizada, baseada em um mercado livre internacional, já que não existe um governo único com autoridade para controlar os meios de produção ou o valor das mercadorias para o mundo.

Portanto, a economia internacional é basicamente capitalista e quase todas as nações do mundo praticam hoje alguma forma de capitalismo em escala global. No entanto, nem todas essas nações praticam o capitalismo na escala doméstica. Tradicionalmente, o capitalismo estava associado à Europa Ocidental, onde os termos e ideias que associamos ao capitalismo foram desenvolvidos pela primeira vez.

Desde a Guerra Fria, no entanto, o verdadeiro defensor do capitalismo tem sido os Estados Unidos, uma das nações mais capitalistas do mundo. Muitos americanos permanecem dedicados às ideologias e instituições do capitalismo, especialmente à propriedade privada, vendo-a como parte integrante da experiência democrática.

Embora os EUA possam ser uma das nações mais capitalistas do mundo, até mesmo os EUA não estão 100% comprometidos com o capitalismo. Afinal, alguma regulamentação governamental de empresas privadas é permitida. Isso é importante lembrar. O capitalismo vem em várias formas e tamanhos. Cada país tem seu próprio modelo.

O modelo nórdico de capitalismo

Nós mencionamos que a Europa já foi tradicionalmente associada ao capitalismo puro, então o que aconteceu? No século XX, muitas nações do norte da Europa mudaram para o modelo nórdico do capitalismo, que muitos americanos tendem a confundir com o socialismo.

Nesse modelo, os cidadãos pagam alíquotas muito altas, mas também recebem programas abundantes de bem-estar social do governo, incluindo assistência médica gratuita e de qualidade.

O governo está fortemente envolvido em questões sociais, daí a tendência de confundir isso com socialismo, mas a estrutura econômica básica ainda é capitalista, com a grande maioria das indústrias controladas por empresas privadas e um mercado livre.

O Modelo Nórdico é mais proeminente nas nações da Suécia, Noruega e Dinamarca, mas estabelece um precedente que está sendo adotado em algum grau na maior parte da Europa. Até mesmo a Grã-Bretanha e a Alemanha, tradicionalmente nações fortemente capitalistas, fizeram a transição para um sistema mais socialmente ativo.

Na América do Norte, o Canadá é o mais próximo do modelo nórdico, oferecendo assistência médica universal e outros serviços de assistência social aos seus cidadãos.

Lista de países capitalistas

  • Estados Unidos
  • Japão
  • Alemanha
  • Canadá
  • França
  • Itália
  • Reino Unido
  • Rússia
  • Brasil
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • África do Sul
  • Argentina
  • Chile
  • Uruguai
  • Holanda
  • Coréia do Sul

O mapa abaixo mostra o grau de capitalismo de cada país. Os países em branco representam nações em que o governo controla a economia. Os países em azul são os considerados “extremamente capitalistas”. Os que aparecem listrados não foram classificados.

Imagem dos países capitalistas

Leia também: Fases do capitalismo

PUBLICIDADE

você pode gostar também

  1. joana Diz

    gostei muito da pagina VCS SAO OTIMOS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.