O que é pandemia?
Você sabe o que é pandemia? Entenda a diferença entre surto, epidemia e pandemia. Relembre a pandemia da gripe suína e saiba mais sobre a nova pandemia do coronavírus.
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a mudança para pandemia na classificação do coronavírus, as pessoas têm questionado o que vem a ser o termo.
E você, sabe o que é pandemia? Se não, não se preocupe que nós do Escola Educação vamos explicar!
O que é pandemia?
Pandemia é um vocábulo utilizado ao se referir a uma doença que se propaga por todo o mundo, de forma simultânea. Ou seja, ela não está limitada a regiões específicas.
O termo costuma ser empregue, geralmente, ao se referir à gripe e quando uma epidemia se alastra para dois ou mais continentes.
Pandemia do coronavírus
No caso do coronavírus, o vírus já foi disseminado para todos os continentes, em mais de 100 países, com registro de milhares de casos e mortes. E tudo indica que os números vão aumentar.
O surto teve início na cidade chinesa de Wuhan e se espalhou de forma extremamente veloz, tornando-se uma ameaça global, que pode acelerar o fim da globalização.
As explicações para esse alto número de infecções estão atreladas a globalização, que possibilita com que as pessoas estejam em contato com outras o tempo todo, em diferentes regiões. Isso em função do mundo dos negócios e do comércio, assim como pela facilidade de ir e vir com as viagens de avião.
Linha do tempo das pandemias
O surgimento das pandemias está remota aproximadamente aos anos 1580, quando o vírus influenza, causador de gripes, teve origem no continente asiático. Depois, ele avançou para os demais, como a África, Europa e América do Norte.
O exemplo mais atual de pandemia foi registrado há pouco mais de uma década. Era o caso do vírus influenza H1N1, o causador da gripe suína, em 2009.
Segundo a OMS, em apenas dois meses o vírus chegou a 120 territórios. No período, foram milhões de casos notificados e milhares de mortes.
Porém, a pandemia mais grave foi a da gripe espanhola. Com o primeiro caso registrado em 1918, nos Estados Unidos, ela atingiu um terço da população do globo e matou milhões de pessoas.
Pandemia, epidemia e surto
Surto é a eclosão imediata de uma doença, com uma frequência superior a comum, em um determinado local e período.
Já a epidemia é um grande surto que atinge um espaço maior ou até mesmo um país. Mas, para classificar uma doença como epidemia, além dos números de ocorrência é necessário considerar outros fatores, tais como o agente, tamanho e tipo de população em exposição.
Agora, a pandemia é a difusão mundial de uma nova doença. Em síntese, ela aflige um enorme número de pessoas e possui transmissão sustentada.
A transmissão sustentada é aquela em que um indivíduo infectado que não viajou para o local com registro da doença, passa a doença para outro, que não também não esteve por lá.
Veja também: As maiores pandemias da história
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.