Parada obrigatória? Entenda por quê compras internacionais ficam 'presas' em Curitiba
Já comprou alguma coisa de outro país pela internet e sua encomenda ficou por muitos dias em Curitiba? Então, entenda por quê isso acontece!
Muito provavelmente, todo mundo já teve uma experiência como essa: comprou algo da Shein ou da Shopee e, antes da encomenda chegar à sua casa, o pacote ficou dias em Curitiba.
A reclamação é frequente por todo o país – até mesmo por pessoas que moram na capital paranaense. Mas você já se perguntou por que isso acontece?
Mistério revelado: saiba o que acontece com suas compras em Curitiba
Os Correios publicaram um vídeo explicando o que tanto acontece em Curitiba com nossas encomendas internacionais. O primeiro motivo para essa parada é que, como é algo importado, precisa passar por uma fiscalização da Receita Federal. Porém, não é só isso.
De acordo com os Correios, os produtos internacionais podem chegar em três Centros de Distribuição diferentes: Curitiba, São Paulo ou Rio de Janeiro. O destino dependerá da categoria do pacote.
Em um deles, o pedido passa por uma inspeção de raio-X para verificar alguma irregularidade ou identificar uma mercadoria ilegal. Se tiver algo de errado ou suspeito, o objeto passa para as autoridades, como a Polícia Federal, Exército, Anvisa e outros.
Caso haja alguma divergência, os pacotes são encaminhados para a alfândega, podendo ser taxados ou devolvidos para o país de origem. Ah, e caso as autoridades acreditem que tenha algo muito errado na encomenda, podem abri-la para uma melhor análise.
Em alguns casos, neste processo os Correios também tentam resolver algum pormenor com o endereço do destinatário ou com a embalagem do pacote. Só depois disso tudo, sua encomenda vai para os centros de distribuição locais.
Por que esse processo demora tanto?
Primeiro porque as etapas podem levar tempo, principalmente se levarmos em consideração o volume de importações feitas por consumidores brasileiros. Além disso, a fiscalização aduaneira também pode demorar para ser feita.
Ademais, como a maioria dos sites de compras oferece frete grátis, quase sempre eles utilizam a modalidade de entrega mais barata, conhecida como Standard. Ela tem o prazo de até 12 dias úteis para as principais capitais do país – mas só depois de toda a inspeção descrita acima.
Comentários estão fechados.