Perda de memória: esses 4 hábitos podem causar esse efeito indesejável
Se você deseja envelhecer mantendo o seu cérebro ativo, se atente para não cometer as práticas citadas nesse texto. Confira!
A cada dia que passa, os assuntos relacionados às questões cognitivas estão sendo mais discutidos.
Nesse sentido, especialistas afirmam que as pessoas que desejam envelhecer bem, mentalmente, precisam começar a exercitar a memória desde a juventude.
Pensando nisso, existem alguns hábitos prejudiciais à memória humana que precisam ser conhecidos e evitados. Detalharemos cada um deles abaixo!
Ajude o seu cérebro a não envelhecer de maneira precoce
Confira abaixo algumas situações que podem levar a estragos mentais:
1. Uso de Benadryl
Para quem não sabe, o Benadryl é um antialérgico muito popular. No entanto, estudos foram realizados e concluiu-se que o uso excessivo desse medicamento pode causar demência precoce e perda de memória.
Esse cenário ocorre porque a composição do remédio contém uma substância chamada difenidramina, que, em altas dosagens, aumenta muito os riscos de demência nos pacientes.
2. Tirar fotografias
Você acredita que ter o hábito de tirar fotos pode ser prejudicial para a saúde do nosso cérebro? Isso ocorre porque, segundo especialistas, quando você fotografa algo, o cérebro tende a observar e guardar menos informações. Ou seja, ele entende que não precisa processar tantos detalhes, já que a fotografia foi realizada.
3. Trabalhar em vários turnos seguidos
Isso ocorre quando o trabalhador decide fazer um turno de 24 horas sem parar. Estudos já comprovaram que esta prática é muito prejudicial para a saúde cerebral, contribuindo para a perda de foco e um estado constante de alerta. Além disso, é claro, promove distúrbios no sono e no humor.
4. Praticar jogos de tiro
Embora muito seja dito sobre os benefícios que os jogos de videogame podem proporcionar ao cérebro, estudos afirmam que nem sempre é assim. Isso ocorre porque alguns deles podem, de fato, ser prejudiciais. Como exemplo, podemos citar os jogos de tiro.
Por sua vez, esse tipo de jogo pode afetar negativamente o hipocampo. Pesquisas revelaram que adeptos de jogos de tiro frequentemente acabam tendo uma diminuição da parte do cérebro onde algumas memórias de curto prazo são armazenadas.
Comentários estão fechados.