Perigo iminente: bactéria Strep A ocasionou a morte de 6 crianças no Reino Unido
Cerca de seis crianças morreram no Reino Unido por causa da infecção que a bactéria Strep A causou. Saiba mais sobre os sintomas para começar a se prevenir.
Surge na Europa uma onda de contaminação da bactéria Strep A. O avanço da doença pode estar entre os mais raros. É por isso que as mortes das seis crianças contaminadas têm alcançado a atenção de todo o mundo. A bactéria em questão é a principal responsável pela doença escarlatina, cujo nome científico é streptococcus.
Leia mais: Devemos ter medo? Vírus congelado há 48,5 mil anos volta à ativa na Sibéria
Strep A é perigosa
Os casos podem ser semelhantes aos sintomas gripais, mas outros podem ser mais agressivos para o paciente. É neste momento em que internação é necessária. Dessa forma, é preciso estar atento desde o primeiro sintoma.
O sistema de saúde do Reino Unido apontou que os sinais da bactéria podem se manifestar por cerca de sete dias, contudo há casos em que as pessoas estão com a bactéria, sem apresentar os sintomas, mas ainda sendo capazes de transmiti-la para os outros.
Confira quais são os sintomas que a Strep A pode causar em casos mais comuns:
- Dor nos músculos;
- Dor na garganta;
- Cansaço;
- Febre alta;
- Infecção no ouvido,
- Inchaço dos gânglios do pescoço;
- Sinais de manchas e lesões vermelhas na pele.
Também é preciso observar outros sinais além destes, pois o surgimento de uma camada branca na língua pode significar a contaminação. Após a camada branca, um aspecto avermelhado semelhante a um morango é visto.
Em casos mais graves, a incubação na internação dura de dois a cinco dias. Os sintomas costumam se apresentar de forma gradual: primeiro aparece a dor na garganta e os músculos do corpo começam a doer por até 48h, mas o paciente pode começar a apresentar manchas avermelhadas na pele, na região do peitoral e depois em todo o corpo.
Formas raras nas quais a doença pode se apresentar
Fasciíte necrosante: semelhante à “doença comedora de carne”, acontece quando uma ferida está infeccionada e pode ser melhor observada quando a febre está acima de 38°C. Há vermelhidão nas feridas e inchaço na pele.
Síndrome do choque tóxico estreptocócico: sintomas de tontura, febre, confusão mental, pressão baixa e dores abdominais.
A transmissão do Strep A
Pode atacar as pessoas entre os 5 a 15 anos de idade e também aos idosos. A bactéria é transmitida por meio da tosse, espirro, contato com lesões infeccionadas e até mesmo pela fala.
Comentários estão fechados.