Pesquisa científica descobre a melhor idade para ter um bebê; Conheça o período ideal
Um estudo científico identificou qual é o período mais saudável e seguro para dar à luz. Veja qual é a melhor idade e os problemas da maternidade tardia
A ciência conseguiu determinar qual é a melhor fase para que as mulheres engravidem. O período indicado considera as idades mais saudáveis e também auxilia o planejamento da gravidez em idades mais avançadas ou em mulheres jovens.
O estudo feito na Hungria identificou que, em idades fora do período ideal, os recém-nascidos têm problemas cardíacos e as mães com 20 anos têm problemas nervosos.
Já nas gestações de mulheres com 30 e 40 anos podem ocorrer casos de fenda palatina. Portanto, segundo os pesquisadores, o melhor período para ter uma gestação é entre 23 e 32 anos.
Esse resultado auxilia a comunidade médica a oferecer acompanhamento e exames adequados às gestações que estejam fora do período indicado nos resultados, como, por exemplo, as mulheres que estão adiando a gravidez.
Consequências da maternidade adiada
Atualmente, as pessoas estão planejando ter filhos mais tarde, o que aumenta a idade média das gestações. Essa tendência pode ser percebida em todo o mundo; por exemplo, o Japão está estruturando políticas públicas e incentivos para aumentar a taxa de natalidade do país, que apresentou uma queda preocupante nos últimos anos.
Além disso, essa mudança de pensamento sobre o início da maternidade também está influenciando os cuidados médicos que devem ser feitos durante a gravidez.
Dados da pesquisa sobre o melhor período para ter filhos
Assim, um estudo científico foi publicado no BJOG: An International Journal of Obstetrics & Gynaecology, jornal especializado em ginecologia e obstetrícia. Após analisar a presença de defeitos congênitos e não genéticos em nascimentos fora do período de 23 a 32 anos.
Eles avaliaram 31.128 gravidezes que apresentaram distúrbios não cromossômicos. O resultado foi que o risco da gestação com distúrbios não cromossômicos é 15% maior em mulheres acima de 32 anos e 20% maior em gestantes com menos de 22 anos.
Já os casos que afetam o desenvolvimento da coluna e do cérebro foram maiores em mães com menos de 22 anos.
No entanto, os novos estudos sobre o melhor período de gestação são, na verdade, uma boa notícia para mulheres que querem adiar a maternidade ou que pensam em dar à luz antes dos 23 anos.
Uma vez que, por meio dos dados obtidos, é possível organizar um acompanhamento médico mais assertivo e pensado para cada etapa da maternidade.
Comentários estão fechados.