Pesquisa divulga chá capaz de controlar diabetes tipo 2; descubra qual é
Um estudo realizado nos EUA identificou os benefícios da kombucha para reduzir os níveis de açúcar no sangue e controlar o diabetes tipo 2. Saiba mais!
Uma pesquisa norte-americana identificou que beber kombucha controla os níveis de açúcar no sangue. A bebida fermentada pode ser uma alternativa no tratamento de milhões de pessoas que sofrem com diabetes tipo 2.
A descoberta foi anunciada por pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, na revista científica Frontiers in Nutrition.
Os benefícios do consumo de chás já era um consenso na comunidade científica, por causa das ações antioxidantes e das propriedades calmantes e diuréticas.
Assim, por ser uma bebida que já contribui para a saúde, os pesquisadores decidiram avaliar os impactos que a kombucha poderia ter em pacientes com diabetes tipo 2.
Logo, o principal objetivo do estudo era observar como a kombucha influenciava as ações anti-hiperglicêmicas em pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Entenda melhor abaixo!
Aumento de casos de diabetes nas últimas décadas
Outro motivo que levou aos atuais estudos sobre diabetes tipos 2 é que a doença é a nona causa de morte no mundo na atualidade. Além disso, é um caso de saúde que influencia doenças cardiovasculares e insuficiência renal.
De 2000 a 2009, o número de pessoas com todos os tipos de diabetes cresceu 88%, passando de 151 milhões para 285 milhões.
Do mesmo modo, os casos de diabetes entre jovens também apresentou um aumento significativo nos últimos anos, principalmente entre pessoas de países em desenvolvimento.
No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que o país está em quinto lugar em números de casos mundiais, com cerca de 16,8 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos com diabetes.
Até 2030, essa quantidade pode alcançar a marca de 21,5 milhões, segundo estimativas do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês).
(Imagem: Freepik/Reprodução)
Entenda o estudo sobre os benefícios da kombucha
Por esses motivos, estudos sobre a patologia, como o da Universidade de Georgetown, são incentivados na comunidade médica.
Na primeira etapa da pesquisa, doze indivíduos foram escolhidos para os testes. Em seguida, os participantes selecionados consumiram 240ml de kombucha ou placebo no jantar por quatro semanas.
Nessa fase, uma parcela do grupo já não apresentava níveis controlados de açúcar no sangue. Assim, todos os participantes seguiram uma dieta estabelecida e realizaram exames para avaliar os níveis de glicose no sangue.
De acordo com o artigo: “Os níveis de glicose no sangue em jejum foram autodeterminados na linha de base e em 1 e 4 semanas durante cada período de tratamento”.
Ao atingir 30 dias de testes, os exames em jejum dos participantes que consumiram kombucha apontaram a linha de base de 164 vs. 116 mg/dL, p = 0,035, apresentando uma redução da glicose no sangue. Por outro lado, as pessoas que consumiram o placebo apresentaram resultados de 162 vs. 141 mg/dL, p = 0,078.
A principal observação do estudo é que as pessoas sem níveis de açúcar controlados apresentaram um bom desempenho nos exames de glicose. Logo, a kombucha foi uma solução positiva para a rotina delas.
O diabetes é uma doença que exige um tratamento frequente para que seja mantida a qualidade de vida. Por isso, pesquisas como essa são importantes para oferecer alternativas e métodos que contribuem com a saúde dos pacientes.
No entanto, se você convive com essa enfermidade, lembre-se de consultar profissionais de saúde antes de adicionar qualquer solução à sua rotina e tratamento de diabetes.
Comentários estão fechados.