Pesquisadores revelam qual é o horário ideal para jantar e dizem o porquê

Estudos de Harvard nesse sentido vêm destacando os benefícios dessa prática na otimização da digestão, melhoria do sono e manutenção do peso saudável.

Você já pensou sobre o horário em que costuma jantar? Pode até não parecer, mas a hora em que nos alimentamos à noite pode ter um impacto significativo em nossa saúde. Pesquisadores de Harvard investigaram essa relação e apontaram importantes descobertas que merecem atenção.

Jantar entre 17h e 19h parece ser a janela ideal para não apenas manter o peso, mas também garantir uma boa noite de sono. Essa prática permite que o corpo se alinhe ao ritmo circadiano, influenciando positivamente o metabolismo e a digestão.

Entender a importância do horário do jantar pode ser fundamental para otimizar a saúde geral. Por isso, vale a pena considerar ajustar o relógio em prol do bem-estar.

Jante mais cedo! – Imagem: reprodução

Os benefícios de jantar cedo

Adotar o hábito de jantar cedo traz diversos benefícios. Entre eles, a queima eficiente de calorias e uma melhora na qualidade do sono, além, é claro, do já citado alinhamento com o ritmo circadiano favorece a digestão e a liberação de hormônios.

Comer mais cedo também reduz a fome noturna. Isso evita alterações nos hormônios que regulam o apetite e no gasto energético diário. Assim, é possível prevenir o acúmulo de gordura indesejada.

Impacto no corpo humano

No mesmo estudo que avaliou os benefícios de jantar mais cedo, os cientistas descobriram que atrasar a refeição em apenas quatro horas pode alterar significativamente o apetite e o armazenamento de gordura.

Conforme explica Nina Vujović, autora principal do estudo, o horário afeta a queima de calorias e o metabolismo. Ademais, comer cedo proporciona tempo ao corpo para processar os alimentos antes de dormir. Isso possibilita a prática de atividades leves após o jantar, como uma caminhada, que auxiliam ainda mais na digestão.

Na prática, é preferível:

  • Ajustar o jantar para entre 17h e 19h;
  • Aproveitar o período após o jantar para atividades leves;
  • Evitar refeições, sobretudo as pesadas, antes de dormir.

Adotar esse hábito simples pode trazer consideráveis melhorias para a saúde. Jantar em um horário alinhado ao ritmo natural do corpo pode ser a chave para se adquirir um impulso na qualidade do sono e saúde geral.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.