Consumo de café pode proporcionar mais disposição diurna, mas prejudicar o sono
Para além dos efeitos na disposição e na energia, o estudo também conseguiu mapear os efeitos imediatos do café no coração.
O café está na rotina de bilhões de pessoas em todo o mundo e o Brasil é um dos países que mais consomem a bebida. Sabemos que a cafeína da bebida contribui para quem precisa de disposição, porém, existem muitas outras consequências de consumir a bebida. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores decidiu analisar os efeitos do café na saúde.
Mais passos por dia
Afinal, beber café nos ajuda a ter mais disposição ou seria isso apenas um mito? Para responder a essa pergunta, um grupo de pesquisadores elaborou um estudo de publicação recente. No caso, reuniram-se 100 voluntários com média de 39 anos de idade e que deveriam passar por uma semana de experimento.
Assim, os pesquisadores solicitaram que os participantes bebessem o quanto eles quisessem de café por dois dias e depois passassem outros dois dias sem beber. Então, esse ciclo deveria se reunir até completar os dias de observação. Ademais, os cientistas também equiparam os participantes com Fibits para monitorar os batimentos cardíacos e o número de passos.
Desse modo, foi possível perceber que, nos dias de consumo de café, existe mais disposição em caminhar, com uma média de 1.058 passos a mais. Por outro lado, havia um comprometimento do sono, visto que os participantes tiveram mais problemas para dormir durante os dias de consumo, com uma média de 36 minutos a menos de sono.
Efeitos do café no coração
Outra conclusão do estudo foi que consumir mais de um copo de café por dia pode resultar numa média de 50% a mais de contrações ventriculares prematuras, ou PVCs. Trata-se de batimentos que ocorrem nas câmaras inferiores do coração e que se assemelham a palpitações. Isso indicaria maior aceleração no coração de quem consome café.
Assim, os pesquisadores chegam a sugerir que é necessário reduzir o consumo de café quando existe um problema de palpitações no coração ou arritmia cardíaca. O mesmo irá servir para aqueles que buscam diminuir o nível de ansiedade durante o dia, já que a cafeína também traz implicações para as pessoas que desenvolveram um quadro de ansiedade.
Comentários estão fechados.