O que e uma Planície? Veja suas principais características

Consideradas como locais ideais para o desenvolvimento da atividade humana, as planícies são relevos planos com baixa altitude.

0

O relevo se expressa na camada superficial da Terra, sendo considerado o conjunto das formas físicas que as constituem. Os relevos são as principais demonstrações visíveis da atuação das transformações geológicas.

Para fins de estudo, a geografia estabelece quatro relevos principais: montanhas, planaltos, depressões e planícies. Entre muitas características que os tornam diferentes entre si, a altitude é a principal delas.

Características das Planícies

O que e uma Planície? A planície é um relevo que possui menor altitude se comparada aos planaltos e montanhas. Elas estão praticamente no nível do mar, sem ultrapassar os 200m de elevação. Bons exemplos são os desertos e pântanos.

Os terrenos são pouco acidentados e a constituição é considerada antiga e essencialmente de rochas sedimentares. Estes sedimentos, por sua vez, são provenientes de outros relevos, como as montanhas, por exemplo.

Quais os tipos de planície?

Em relação a formação, as planícies estão divididas em três tipos principais: planície fluvial (decomposição de sedimentos de rios), planície lacustre (decomposição de sedimentos de lagos) e planície costeira (decomposição de sedimentos do mar).

Todas estas podem ser encontradas no Brasil. A planície costeira, por exemplo, é uma feição com alta incidência no litoral brasileiro, sendo a cidade de Santos – SP um dos exemplos. Sua formação é composta por sedimentos, geralmente subaquosos, provenientes dos períodos terciários e quaternários.

Ao longo da história humana, as principais regiões de ocupação foram justamente as planícies. Isso porque elas são propícias a atividades essenciais à sobrevivência humana, como a agricultura.

Entretanto, uma desvantagem, é que por estarem muito próximas a rios e mares, elas estão sujeitas a variações naturais, que podem, inclusive, provocar enchentes.

Planícies ao redor do mundo

Nosso país é privilegiado em relação a grande quantidade de solos planos. Aqui, as planícies ocupam mais de 3 milhões de km². Entretanto, eles não são exclusivos daqui, e ocorrem em vários lugares por todo o planeta. Veja algumas das principais planícies mundiais.

  • Planície da Panônia
  • Planície Amazônica
  • Planície Siberiana
  • Planície do Pantanal
  • Planície da Mesopotâmia
  • Planície Centro-Africana
  • Planície Europeia

O Brasil possui uma das maiores e mais importantes planícies do mundo. A Planície Amazônica estende-se pelos estados de Rondônia e norte do Amazonas. Foi formada no período quaternário, com altitude variável entre 90m e 200m. Lá, os rios são os principais agentes, portanto, as planícies fluviais são as mais recorrentes.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.