Relevo

Relevo refere-se às dimensões horizontais e verticais da superfície da Terra.

0

O que é Relevo? Relevo é um termo derivado da palavra “terra”. Refere-se às versões horizontal e vertical da superfície terrestre. Para descrever o relevo da Terra, usa-se fatores como inclinação, elevação e orientação da terra.

As características da Terra afetam o fluxo e a distribuição de água. Além disso, em grandes extensões terrestres, o relevo frequentemente afeta o padrão climático da área. O relevo é equivalente a batimetria, que mede o relevo de superfícies aquáticas.

Geomorfologia

Geomorfologia é o estudo da formação de relevos, existem três processos principais envolvidos na formação de relevos: processo geológico, processo de erosão e impactos de meteoritos.

Processo geológico

O processo geológico consiste em atividades como formações fluviais, erupções vulcânicas, falhas, dobramentos e movimentos das placas tectônicas.

Processo de erosão

O processo erosional, por outro lado, envolve processos de intemperismo em terra. Eles incluem erosão eólica, erosão hídrica e deslizamentos de terra.

No que diz respeito ao assentamento humano, alguns desses processos, como atividades vulcânicas e deslizamentos de terra, são prejudiciais aos seres humanos. Na maioria dos casos, as pessoas moram longe de locais que estão propensos a experimentar essas atividades. Não fazer isso pode levar à morte de muitos, como foi testemunhado no passado.

O mais recente deslizamento de terra ocorrido em Serra Leoa custou a vida de um número estimado de 1.050 pessoas. Mais de 5.000 pessoas foram afetadas pelo deslizamento de terra.

Impactos de meteoritos

A terceira maneira em que os relevos são formados é o impacto dos meteoritos. Sempre que meteoritos caem na Terra, eles formam crateras cheias de minérios.

O relevo é significativo no estudo da superfície da Terra, porque está relacionado tanto ao declive quanto ao gradiente das superfícies terrestres. O termo “energia de alívio” refere-se à robustez de um relevo.

A discussão dos relevos é incompleta sem a menção da palavra “topografia”. A topografia é a medida de um ambiente da terra. Diversas técnicas podem ser utilizadas em topografia, tais como levantamento direto, sensoriamento remoto, fotogrametria e metodologias de sensores ativos.

Tipos de relevos

Existem diferentes tipos de relevos, os mais comuns são os relevos de planalto, montanhas, planícies e vales. Outros tipos de relevo incluem: tundra, oásis, estepes, desertos, pântanos, florestas, pântanos e morros.

Importância do Estudo do relevo

Em primeiro lugar, o relevo da terra é responsável por determinar sua adequação para o assentamento humano. A terra plana é normalmente boa para habitação humana, enquanto a terra íngreme não é adequada para a mesma. Em segundo lugar, a compreensão dos relevos é significativa para fins agrícolas.

Ele permite que os proprietários da terra sejam informados sobre o movimento da água, os recursos de drenagem e os limites das bacias hidrográficas. Em terceiro lugar, a descrição do relevo permite os esforços de conservação do solo, como a lavoura de contorno.

A lavoura de contorno é necessária para tornar a terra inclinada aproveitável. Em quarto lugar, os relevos também têm importância militar. Eles ajudam as forças militares no desenvolvimento de estratégias defensivas e ofensivas durante uma possível guerra.

Montanhas e regiões florestais são particularmente boas para a guerra, já que os soldados podem se esconder de seus adversários e emboscá-los quando menos esperam um ataque.

O quinto significado dos relevos está relacionado aos padrões climáticos. Diferenças na elevação e na natureza do relevo influenciam os níveis de temperatura e precipitação.

Finalmente, os relevos afetam a aviação, especialmente para aeronaves que possuem rotas de baixa altitude. A compreensão dos relevos ajuda-os a evitar um acidente.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.