O que é Montanha?

Veja tudo sobre um dos quatro tipos de relevos existentes do mundo: formação, características e classificação.

0

Ao conjunto das formas das paisagens que compõem a superfície terrestre, dá-se o nome de relevo. Essas formas foram constituídas ao longo do tempo e estão sofrendo alterações constantemente. Na Terra, existem quatro tipos de relevo: planalto, planície, depressão e montanha.

Abaixo, trataremos especificamente das montanhas. Como elas se constituíram, quais são suas principais características e como elas se distinguem das demais formas.

O que é montanha?

Diferente das demais formas de relevo, a característica principal das montanhas são as altitudes elevadas, justamente por isso, todos os pontos mais altos do planeta são montanhas. Na geologia, elas são consideradas formações relativamente novas.

Por isso, é possível dizer que, apesar das constantes alterações, elas sofreram pouca interferências dos fatores exógenos, ou seja, aqueles que agem externamente, tais como ventos e chuvas.

Muitas vezes as montanhas aparecem em extensos conjuntos, e dessa forma, recebem o nome de cordilheiras ou cadeias montanhosas.

PUBLICIDADE

Em relação à formação, elas podem apresentar diferentes classificações, feitas de acordo com suas origens. Na seção abaixo você pode conhecer os principais tipos de montanhas, de acordo com o surgimento delas na Terra.

Elas podem ser classificadas também quanto ao seu aspecto (cume arredondado ou pontiagudo), tipo de rocha, idade (montanhas jovens e montanhas antigas) e altitude.

De acordo com as definições atualmente aceitas pela ciência, o Brasil não possui nenhuma montanha.

Tipos de montanhas

Como visto na seção anterior, as montanhas podem ter diversas formações. Veja quais são as principais.

Montanhas de dobramentos

Conhecidas por suas altitudes elevadas, as montanhas de dobramos são as cadeias montanhosas formadas através  de agentes internos do relevo, principalmente pelo choque entre placas tectônicas. Essas formações são datadas do Período Terciário, na Era Cenozóica.

Montanhas de erosão

Ao contrário das montanhas de dobramentos, elas possuem baixa altitude. O surgimento delas é bastante demorado e acontece a partir do desgaste das rochas que compõem o relevo, ou seja, pela erosão do ambiente que está ao redor delas. Predominantemente elas são formadas por rochas sedimentares.

Montanhas de falhas ou de falhamentos

Como o nome sugere, elas se formam a partir de falhas geológicas e a principal características é que uma das partes, a montanha propriamente dita, fica por cima da outra.

Montanhas vulcânicas

Geralmente em formato de cone, elas se formam a partir de vulcões extintos ou em plena atividade, portanto, apresentam principalmente rochas magmáticas extrusivas. De modo geral, a altitude delas geralmente é baixa ou média.

Maiores montanhas do planeta

Agora que já falamos um pouco a respeito das características das montanhas, veja abaixo algumas das montanhas com as maiores altitudes da Terra.

  • Monte Everest – Ásia: 8.848 m
  • Godwin-Austen (K2) – Ásia: 8.614m
  • Makalu – Ásia: 8.462
  • Aconcágua – América do Sul: 6.962 m
  • Kilimanjaro – África: 5.895 m
  • Elbrus –  Europa: 5.642 m
  • McKinley – América do Norte: 6.190 m
  • Maciço Vinson – Antártida: 4.892 m
  • Pirâmide Carstensz – Oceania: 4.884 m

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.