Plano de aula de História – Inconfidência Mineira – 8º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula de História sobre a Inconfidência Mineira que elaboramos para a sua turma!
A Inconfidência Mineira foi uma conspiração separatista idealizada pela elite mineira e por parte do clero.
Uma parte considerável da população estava descontente com as reformas administrativas promovidas pela Coroa portuguesa que visava, sobretudo, o enriquecimento da metrópole.
O aumento da cobrança dos impostos, aliado ao aumento do controle sobre a colônia, irritou a população mineira que decidiu se rebelar contra o então sistema.
Sendo assim, elaboramos um plano de aula sobre a Inconfidência Mineira para turmas do 8° ano do ensino fundamental com o objetivo de elucidar essa temática que é tão debatida em sala de aula.
Plano de aula de História – Inconfidência Mineira
TEMA: Inconfidência Mineira
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Compreender o contexto histórico da Inconfidência Mineira;
- Entender as causas e objetivos da Inconfidência Mineira;
- Reconhecer a importância do movimento.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo;
- Folha branca;
- Lápis de escrever;
- Lápis de colorir.
DESENVOLVIMENTO:
Inicie a aula mostrando à turma qual será o tema mediado. Diga o ano em que ocorreu o movimento e pergunte à turma se o Brasil era uma colônia, império ou república.
Em seguida, explique o contexto histórico em que ocorreu a Inconfidência Mineira e quais foram suas principais causas.
Questione: Nessa época, qual era o papel da colônia em relação à metrópole? R: Enriquecer a metrópole.
Em seguida, explane os seguintes tópicos:
- Dominação do governo português;
- Ciclo do ouro;
- Exploração das minas de ouro;
- Impostos (quinto e derrama);
- Esgotamento das minas de ouro.
Fale sobre a importância da Revolução Francesa para a inspiração dos conspiradores e a forma como tais ideais chegaram ao Brasil.
Feito isso, cite os objetivos dos inconfidentes:
- Romper com Portugal;
- Acabar com a exploração do governo português;
- Independência em relação à metrópole;
- Fundar uma universidade;
- Abolir as dívidas.
Depois de escrever os objetivos no quadro, pergunte à turma se ela notou a ausência de algum tópico. Depois que todos se manifestarem e caso ninguém tenha citado a abolição da escravidão, indague:
- O Brasil era habitado, em sua maioria, por quais povos?
- Durante o Brasil colônia, qual era a principal força de trabalho no país?
- Por que a abolição da escravidão não era uma pauta defendida pelos inconfidentes?
Após a participação da turma, explique que tal objetivo não estava presente nas demandas dos inconfidentes porque a Inconfidência Mineira foi um movimento encabeçado pela elite.
Feito isso, explique os motivos que fizeram a elite perceber e se rebelar contra a exploração de Portugal: o acesso aos ideais pregados pela Revolução Francesa.
Explique que as pessoas escravizadas não tinham acesso à educação, uma ferramenta que era voltada às classes mais altas, por isso, elas conseguiram ter acesso aos ideais revolucionários da França.
Feito isso, reproduza a seguinte imagem:
Leia o texto referente ao ano de 1936 e pergunte à turma: Com base neste trecho, vocês acham que os inconfidentes saíram vitoriosos ou perdedores?
À medida que for lendo, explique o significado dos termos que podem ser desconhecidos aos estudantes, como “degredados”, “repatriamento” e “exumação”.
Em seguida, leia os textos referentes aos outros anos. Feito isso, questione: Se os inconfidentes saíram perdedores, por que os corpos deles foram exumados, homenageados e colocados em um panteão? (Explique o significado do termo “panteão”.)
Explique que mesmo sendo um movimento conspiratório elitista e que não teve um desfecho favorável aos conspiradores, a Inconfidência Mineira teve importância para a história do nosso país, pois foi um dos primeiros movimentos sociais ocorridos aqui.
Feito isso, mostre uma imagem de Tiradentes:
Fale sobre sua relação com a Inconfidência Mineira e os motivos que o fizerem se tornar um herói. Diga que o fato de ele ter sido o único condenado à forca, transformou-o em um mártir.
Contudo, saliente que a escolha de o tornar um herói foi feita séculos depois da Inconfidência, quando o país estava no início da república e via a necessidade de exaltar a imagem das pessoas que defendiam o republicanismo. Com isso, Tiradentes foi o escolhido.
ATIVIDADE:
Como atividade, proponha aos estudantes que eles se imaginem jornalistas e que tenham que noticiar a ocorrência da Inconfidência Mineira. Diga que a matéria deverá conter os seguintes elementos:
- Manchete;
- Texto explicando o movimento (máximo de 10 linhas);
- Desenho (para representar a insatisfação da elite).
Estimule a criatividade!
Clique aqui e baixe o plano de aula sobre a Inconfidência Mineira em PDF!
Veja mais em:
- Plano de aula de História – Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil (1808) – 8º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Proclamação da República – Ensino Fundamental
- Plano de aula – Consciência Negra – Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.