Plano de aula – Consciência Negra – Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre o Dia da Consciência Negra que elaboramos para as suas turmas do ensino fundamental!

O dia 20 de novembro foi a data escolhida para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil. No entanto, é importante ter em mente que a problemática do racismo deve ser debatida todos os dias do ano.

Pesquisas indicam que o Brasil é o país que mais reúne pessoas negras fora do continente africano, além de ser composto predominantemente por pessoas negras e mestiças.

Sendo assim, a população brasileira precisa estar consciente das formas de racismo e suas consequências no nosso cotidiano, para que possamos mudar essa realidade. Afinal, subjugar o outro somente pelo tom de sua pele é excluir todas as potencialidades que ele traz consigo.

Compreendendo a importância dessa temática, elaboramos um plano de aula sobre a consciência negra direcionado para turmas do ensino fundamental.

Plano de aula – Consciência negra

TEMA: Consciência negra

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Explicar o que é consciência negra;
  • Explicar e questionar o período escravocrata;
  • Promover um debate sobre o racismo;
  • Mostrar as leis abolicionistas
  • Falar sobre o racismo na atualidade;
  • Estimular o combate ao racismo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens e música;
  • Para reproduzir as imagens e a música: aparelho de som, caixas de som, TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
  • Folha branca;
  • Lápis de escrever.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Inicie a aula escrevendo no quadro “Consciência negra”. Em seguida, pergunte aos estudantes o que lhes vem à cabeça ao ler essas duas palavras.

À medida que os estudantes forem se manifestando, puxe setas e escreva no quadro. Feito isso, explique o significado dessa expressão e pergunte a eles por que o nosso país separou um dia do ano para celebrar o Dia da Consciência Negra.

Em seguida, fale sobre o período escravocrata. Nesse momento, aborde desde o tráfico negreiro até a abolição da escravidão.

Diga como o transporte dos povos africanos para o Brasil era feito e depois reproduza alguma imagem para que eles consigam refletir sobre o assunto. Segue o exemplo:

Plano de aula Consciência Negra - Ensino Fundamental
Navio negreiro

Fale de modo breve como ocorriam os trabalhos nas lavouras, como os povos escravizados se alimentavam e como dormiam.

Em seguida, fale sobre o processo da criação das leis abolicionistas até chegar à Lei Áurea. Feito isso, explique por que o dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra.

Aula 2

Na segunda aula, imprima a letra da música Olhos Coloridos, interpretada por Sandra de Sá. Depois de entregar uma cópia da letra da canção para cada estudante, convide-os a ouvi-la.

Depois de ouvirem a música, leia a letra junto com a turma. Peça para que cada estudante leia uma frase, pois assim, todos participarão. Em seguida, analisem cada parágrafo.

Feito isso, faça as seguintes perguntas:

  • Por que vocês acham que o compositor dessa canção, o músico Macau, a escreveu?
  • Vocês acham que hoje em dia ainda existe racismo no Brasil? Por quê?
  • O que podemos fazer para combater o racismo?

Nesse momento, chame a atenção para o fato da injúria racial e do racismo serem crimes no Brasil. E não se esqueça de procurar informações especializadas para instruir os estudantes a como agir diante de um episódio ou comentário racista.

Em seguida, peça para que a turma se divida em grupos de quatro e solicite que eles façam uma paródia da música cantada por Sandra de Sá, voltada para o combate ao racismo.

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More