Plano de aula de História – Revolução Francesa – 8º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre a Revolução Francesa que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!
A Revolução Francesa foi um período repleto de agitações sociais e políticas que ocorreram no final do século 18, mais especificamente entre os anos de 1789 e 1799, na França.
O impacto desta revolução foi duradouro não só para a França, mas para a Europa e para todo o mundo ocidental.
Responsável por provocar o fim do absolutismo, a Revolução Francesa foi um evento extremamente importante para a história do Ocidente, sendo usada até mesmo para marcar a transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.
Sendo assim, elaboramos um plano de aula sobre a Revolução Francesa direcionado para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental. Confira!
Plano de aula de História – Revolução Francesa
TEMA: Revolução Francesa
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Entender o que foi a Revolução Francesa e a fase do Terror;
- Diferenciar os girondinos e os jacobinos;
- Compreender os impactos da Revolução Francesa para a França e para o mundo ocidental;
- Entender a importância da guilhotina para a compreensão da fase do Terror.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo;
- Lápis de escrever.
DESENVOLVIMENTO:
Inicie a aula reproduzindo a seguinte imagem à turma:
Convide os estudantes a ler a manchete da matéria do Estadão veiculada em 2018. Em seguida, pergunte: Vocês sabem o que é uma guilhotina?
Em seguida, comece a explicar o que foi a Revolução Francesa, mais especificamente a fase do Terror.
Diferencie os jacobinos dos girondinos e explique por que existe uma fase da Revolução Francesa chamada de Terror.
Durante a explicação da fase do Terror, responda a pergunta que você fez inicialmente sobre o que é uma guilhotina. Explique as razões que fizeram com que este instrumento fosse largamente usado durante esse período e qual grupo (girondinos ou jacobinos) estavam no poder.
Fale sobre os impactos da Revolução Francesa na França e no restante do mundo ocidental.
Feito isso, retorne à imagem que retrata a manchete do Estadão e pergunte à turma:
- Quem teria interesse em comprar uma guilhotina?
- Por que este objeto possui tanto valor a ponto de ser colocado em um leilão?
- Vocês acham que essa manchete causou estranheza nas pessoas? Por quê?
- Vocês acreditam que a guilhotina tem algum “valor histórico”? Por quê?
O objetivo é que você leve os estudantes a refletir sobre os motivos que levariam uma pessoa a comprar um objeto que foi largamente usado durante o século 18 na França para matar pessoas.
Em seguida, pergunte à turma se alguém compraria uma guilhotina para decorar sua casa. Depois que todos se manifestarem e demonstrarem seus pontos de vista, indague: Vocês acham que um objeto como esse, seria mais útil dentro de uma propriedade privada (casa) ou dentro de um museu? Por quê?
A ideia é que os estudantes reflitam sobre a importância do acesso ao conhecimento histórico e ao direito à memória que somente um objeto de valor histórico, isto é, uma fonte histórica propiciará às pessoas. Por isso, a importância de eles serem acessíveis ao público e aos pesquisadores.
Como atividade, imprima a lista de questões sobre a Revolução Francesa e solicite que os estudantes as respondam. Em seguida, corrija junto com a turma.
Clique aqui e baixe o plano de aula sobre Revolução Francesa em PDF!
Veja mais em:
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