Plano de aula – Dividindo em partes iguais – 2º ano do Ensino Fundamental

Veja um plano de aula sobre divisão para ensinar os alunos o conceito de metade de um número como o resultado de uma divisão por dois.

No 2º ano do ensino fundamental, as crianças já têm algum conhecimento sobre o que é metade de alguma coisa, metade de uma fruta, metade de uma barra de chocolate, etc.

Elas sabem que para obter metade de algo devemos repartir no meio, ou seja, em duas partes iguais. No entanto, elas ainda não associam a metade como sendo o resultado de uma divisão por 2.

Pensando nisso, preparamos um plano de aula sobre divisão para ensinar os alunos o conceito de metade de um número como sendo o resultado de uma divisão por dois.

Plano de aula – Dividindo em partes iguais

TEMA: O que é a metade de um número

HABILIDADES DA BNCC: 

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte,
com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

TEMPO SUGERIDO: 2 horas e 15 minutos

OBJETIVOS:

Compreender que a metade de um número é o resultado da divisão do número em duas partes iguais.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Palitos de picolé;
  • Quadro e giz.

DESENVOLVIMENTO:

Para ministrar essa aula sobre divisão, é importante que os alunos já saibam sobre a multiplicação.

1ª atividade

Apresente os palitos de picolé e diga que irá repartir os palitos entre dois alunos, dando metade para cada um deles.

Divida os palitos em duas quantidades diferentes, que seja uma diferença bem notável, como 2 e 8. Entregue aos dois alunos e observe como eles e os demais vão reagir.

Nesse momento, faça perguntas que mostrem o que eles entendem sobre metade.

Pergunte se eles concordam que cada um recebeu metade dos palitos e, depois, de que forma você deveria ter repartido os palitos para que cada um recebesse metade.

Então, recolha os palitos e divida-os novamente em duas partes, mas dessa vez, em duas partes iguais. Peça para compararem e identificarem diferenças entre essa repartição e a anterior.

Em seguida, escreva algumas questões no quadro e peça para anotarem e responderem no caderno.

  1. O que você entende por metade? Cite exemplos do seu dia a dia.
  2. Como você explicaria para alguém o que é a metade de alguma coisa?
  3. Você sabe o que é a metade de um número?

Discuta sobre essas questões com a turma, pedindo para que compartilhem suas respostas com todos.

2ª atividade

Retome com eles a ideia de que metade é quando dividimos em duas partes de mesmo tamanho ou de mesma quantidade.

Então, diga para formarem dois grupos e cada grupo deverá ter metade dos alunos. Ajude-os a fazer isso.

Escreva no quadro: Grupo 1 e Grupo 2 e vá distribuindo os alunos nos grupos, um por um, escrevendo o nome deles abaixo.

Grupo 1           Grupo 2
Ana                  Lucas
Enzo                Vanessa
Junior              Eduardo

Depois, peça para responderem:

  1. Quantos alunos tem no Grupo 1?
  2. Quantos alunos tem no Grupo 2?
  3. Os grupos têm a mesma quantidade de alunos?
  4. Quantos alunos tem ao todo na sala de aula?
  5. Conseguimos dividir o número de alunos da sala em dois grupos com mesma quantidade?

Em seguida, explique que metade de um número é o resultado de uma divisão por 2 e faça alguns exemplos no quadro, como:

Quanto é metade de 6?

Metade de um número

6 : 2 = 3

Então, metade de 6 é igual a 3.

3ª atividade

Proponha problemas envolvendo o conceito de metade de um número.

  1. Qual a metade de:     a) 12    b) 26    c) 40    d) 50    e) 100
  2. Helena tem 20 reais e deseja dar metade do valor para cada um dos seus filhos, Isabela e Bento. Quanto ela deve dar para cada um deles?
  3. O tio de Larissa tem 30 anos e ela tem metade dessa idade. Qual a idade de Larissa?
  4. Em uma palestra, metade das pessoas são homens. Se tem 50 pessoas na palestra, quantas são mulheres?
  5. Um quebra-cabeças custa 60 reais e Vitor já tem metade desse valor. Quanto falta para Vitor poder comprar o jogo?

AVALIAÇÃO:

Observe o desempenho dos alunos durante as aulas e proponha atividades e novos problemas que envolvam o conceito de metade de um número.

Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.