Plano de aula – Eu preciso disso? Desejos vs. Necessidades
Os alunos terão a habilidade de identificar a diferença entre o que é necessário e o que é desejado.
Tema: “Eu preciso disso? Desejos vs. Necessidades”
Duração: 1 hora
Objetivos:
- Os alunos serão capazes de definir e distinguir necessidades e desejos.
- Os alunos poderão entender por que as pessoas precisam de casa, roupas, água e comida para viver.
Material necessário:
- Colher
- Quadro branco
- Marcador
- Imagens recortadas da atividade “Atividade 1”
- Cartolina
- Cola
- “Atividade 2”
- Projetor e laptop
- Apresentação com fotos de objetos
Introdução (5 minutos):
- Finja ser um pai/mãe de seus alunos;
- Vá até diversos alunos e atenda às necessidades de cada um, como alimentá-los com uma colher ou fingir lavar suas roupas e pendurá-las para secar;
- Durante a encenação, fale em voz alta para que os alunos compreendam o que está acontecendo.
Instrução explícita/modelagem do professor (20 minutos):
- Peça aos alunos para relembrarem o que aconteceu e para que identifiquem as várias necessidades atendidas por você.
- Explique que as pessoas precisam de casa, comida, água e roupas. Escreva esses itens no quadro.
- Discuta com a turma o que aconteceria se as pessoas não tivessem cada uma dessas coisas.
Prática guiada (15 minutos):
- Divida os alunos em grupos de quatro.
- Dê a cada grupo cola e um cartaz dividido em dois, com um lado rotulado como “desejos” e o outro como “necessidades”.
- Dê a cada aluno do grupo três recortes de imagens da “Atividade 1”.
- Peça aos alunos para colarem as imagens de desejos no lado “desejos” do cartaz e as imagens de necessidades no lado “necessidades”.
- Os alunos devem escrever seus nomes na parte inferior de seus cartazes.
Tempo de trabalho independente (15 minutos):
- Entregue aos alunos a atividade número 2 – “Desejos e Necessidades” para completar.
- Peça aos alunos para desenharem uma coisa que precisam e outra que desejam, como um teto sobre suas cabeças e um bicho de pelúcia.
- Convide alguns alunos para compartilharem o que desenharam em cada categoria.
Avaliação (5 minutos):
- Circule pela sala e verifique as planilhas dos alunos para avaliar o entendimento.
- Certifique-se de que eles desenharam as imagens nas seções corretas e os desafie a explicar por que algo pode ser uma necessidade.
Revisão e encerramento (5 minutos):
- Chame um representante de cada grupo para mostrar o cartaz do grupo.
- Discuta o que foi colado em cada lado do cartaz.
- Peça à turma para confirmar se os itens estão na área correta.
Atividade número 1:
Download em PDF clicando aqui.
Atividade número 2:
Download em PDF clicando aqui.
Comentários estão fechados.