Plano de Aula sobre Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

Nessa aula os alunos poderão conhecer as principais fontes de energia renováveis e diferencia-las das não renováveis.

As energias renováveis são aquelas que utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos limitados na natureza e, por isso, geram diversos problemas para o meio ambiente.

Exemplos de fontes de energias renováveis são: solar, eólica e geotérmica. Para fontes de energia não renováveis tem-se: queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás) e energia nuclear.

As fontes de energia renováveis são uma alternativa ao modelo padrão que atualmente é utilizado pela maioria dos países. Essas fontes geram bem menos impactos ambientais e tem um curso-beneficio ao longo prazo muito maior. Praticamente não há danos causados ao meio ambiente.

Essas modelos tendem a substituir no futuro todas as fontes não renováveis.

TEMA:

  • Fontes de energias renováveis e não renováveis.

DURAÇÃO:

  • 2 aulas de 50 notícias.

OBJETIVOS:

  • Conhecer as principais fontes de energia renováveis;
  • Conhecer as principais fontes de energia não renováveis;
  • Diferenciar entre recursos renováveis ​​e não renováveis;
  • Classificar os recursos como renováveis ​​ou não renováveis.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show;
  • Imagens da internet;
  • Figura Renovável x Não Renovável.

DESENVOLVIMENTO:

1. Comece apagando a luz da sala. Diga que o mundo sem energia é mundo completamente diferente daquele que nós vivemos. Muita das coisas das quais dependemos todos os dias – lâmpadas, geladeiras, carros e telefones – não existiriam.

2. Peça para os alunos tentarem explicar o que significa a palavra energia. Deixe que haja uma discussão.

3. Agora explique o conceito de energia o histórico e como a energia é gerada.

4. Explique a diferença de renovável e não renovável.

5. Agora junte os conceitos de energia com os conceitos de renovável e não renovável. Explique o que é cada um dos dois.

6. Use imagens tiradas da internet para exemplificar.

  • Para energia renovável use essas imagens:
Fontes de energia - Energia solar
Fontes de energia – Energia solar
Fontes de energia - Energia eólica
Fontes de energia – Energia eólica
Fontes de energia - Energia hidrelétrica
Fontes de energia – Energia hidrelétrica
  • Para energia não renovável, use essas imagens:
Fontes de energia – Petróleo
Recursos Naturais Não-Renováveis
Fontes de energia – Carvão

7. Distribua uma cópia da figura Renovável x Não Renovável para cada aluno

  • Figura Renovável x Não Renovável:
Fontes de energia renováveis X não renováveis

8. Revise a imagem com a classe, explicando por que cada exemplo é renovável ou não renovável.

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação dessa aula será feita baseada na participação dos alunos.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More