Plano de Aula sobre Sustentabilidade – Educação Infantil

Confira abaixo um plano de aula sobre sustentabilidade para crianças na educação infantil.

O termo sustentabilidade tem sido cada vez mais empregado na nossa sociedade. Principalmente nos últimos anos o assunto tem ganhado força sendo quase sempre
empregado nas ações do dia a dia. Isso se dá devido ao crescimento da conscientização ambiental que as pessoas tem tido.

Cada vez mais políticas públicas e ações individuais e coletivas tem feito a diferença. E para que as ações sustentáveis se mantenham crescentes o pensamento e a conscientização ambiental têm que ser aplicada desde cedo nas pessoas. Por isso, é de extrema importância que as crianças adquiram esse senso o quanto antes. Aplicar práticas sustentáveis na infância vão fazer com que as crianças cresçam tendo essas práticas enquanto adultas.

TEMA:

  • Sustentabilidade

DURAÇÃO:

  • 3 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Demonstrar o que sustentabilidade;
  • Entender a importâncias das práticas sustentáveis;
  • Despertar na criança a consciência ecológica;
  • Estimular práticas saudáveis;
  • Mostrar aos alunos meios de transporte alternativo e a sua importância.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show
  • Imagens de práticas sustentáveis
  • Bicicletas, patins e patinetes

DESENVOLVIMENTO:

  • PRIMEIRA ETAPA
  1. Na primeira parte dessa aula, você irá trabalhar o tema sustentabilidade e meio ambiente com as crianças. Nessa etapa, as crianças terão um primeiro contato com o tema.
  2. Organize as crianças em rodinha de forma que todos possam interagir.
  3. Explique para as crianças o conceito de sustentabilidade. Nessa etapa há uma maior para os alunos em entender o conceito fundamental da sustentabilidade, portanto, foque nos exemplos.
  4. Mostre diversas figuras de práticas sustentáveis como exemplos de economia de água, separação de lixo e economizar energia.
  5. Fique livre para mostrar quantas figuras você achar necessário.
  6. Lembre-se que nessa parte a ideia é ensinar as práticas sustentáveis.
  • ETAPA FINAL
  1. Nessa etapa, você irá levar os alunos a um passeio. A ideia é mostrar a eles a importância dos meios de transportes sustentáveis. Avise com antecedência para que os alunos levem suas bicicletas ou patinetes.
  2. Peça sempre a autorização aos pais, leve o máximo de funcionários possíveis e peça ajuda a polícia militar da sua cidade para o controle do trânsito no local. Se possível, realize esse passeio dentro das imediações do local de trabalho.
  3. Ao final do passeio fale pros alunos como que o acumulo automóveis pode prejudicar o planeta e que a caminhada é uma prática sustentável.
  4. Ao final, agradeça a todos e parabenize os alunos pelo desempenho.

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação pode ser realizada através da participação em sala de aula na atividade proposta.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More