Plano de aula – Eu preciso disso? Desejos vs. Necessidades

Os alunos terão a habilidade de identificar a diferença entre o que é necessário e o que é desejado.

Tema: “Eu preciso disso? Desejos vs. Necessidades”

Duração: 1 hora

Objetivos:

  • Os alunos serão capazes de definir e distinguir necessidades e desejos.
  • Os alunos poderão entender por que as pessoas precisam de casa, roupas, água e comida para viver.

Material necessário:

  • Colher
  • Quadro branco
  • Marcador
  • Imagens recortadas da atividade “Atividade 1”
  • Cartolina
  • Cola
  • “Atividade 2”
  • Projetor e laptop
  • Apresentação com fotos de objetos

Introdução (5 minutos):

  • Finja ser um pai/mãe de seus alunos;
  • Vá até diversos alunos e atenda às necessidades de cada um, como alimentá-los com uma colher ou fingir lavar suas roupas e pendurá-las para secar;
  • Durante a encenação, fale em voz alta para que os alunos compreendam o que está acontecendo.

Instrução explícita/modelagem do professor (20 minutos):

  • Peça aos alunos para relembrarem o que aconteceu e para que identifiquem as várias necessidades atendidas por você.
  • Explique que as pessoas precisam de casa, comida, água e roupas. Escreva esses itens no quadro.
  • Discuta com a turma o que aconteceria se as pessoas não tivessem cada uma dessas coisas.

Prática guiada (15 minutos):

  • Divida os alunos em grupos de quatro.
  • Dê a cada grupo cola e um cartaz dividido em dois, com um lado rotulado como “desejos” e o outro como “necessidades”.
  • Dê a cada aluno do grupo três recortes de imagens da “Atividade 1”.
  • Peça aos alunos para colarem as imagens de desejos no lado “desejos” do cartaz e as imagens de necessidades no lado “necessidades”.
  • Os alunos devem escrever seus nomes na parte inferior de seus cartazes.

Tempo de trabalho independente (15 minutos):

  • Entregue aos alunos a atividade número 2 – “Desejos e Necessidades” para completar.
  • Peça aos alunos para desenharem uma coisa que precisam e outra que desejam, como um teto sobre suas cabeças e um bicho de pelúcia.
  • Convide alguns alunos para compartilharem o que desenharam em cada categoria.

Avaliação (5 minutos):

  • Circule pela sala e verifique as planilhas dos alunos para avaliar o entendimento.
  • Certifique-se de que eles desenharam as imagens nas seções corretas e os desafie a explicar por que algo pode ser uma necessidade.

Revisão e encerramento (5 minutos):

  • Chame um representante de cada grupo para mostrar o cartaz do grupo.
  • Discuta o que foi colado em cada lado do cartaz.
  • Peça à turma para confirmar se os itens estão na área correta.

Atividade número 1:

 

Download em PDF clicando aqui.

Atividade número 2:

Download em PDF clicando aqui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.