Plano de aula sobre formas geométricas planas – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Veja um plano de aula sobre formas geométricas para ensinar aos alunos a identificar e nomear figuras geométricas planas no dia a dia.
A maioria dos objetos ao nosso redor não são formas geométricas planas, mas são formados por elas; círculos, quadrados, retângulos e triângulos são as principais.
Desse modo, é importante ensinar às crianças a reconhecer as formas geométricas planas nas partes que formam os objetos espaciais.
Um dado, por exemplo, tem formato de um cubo, mas cada uma de suas faces é um quadrado. Já uma bola de futebol tem formato de esfera, mas desenhada no papel, é um círculo.
Pensando nisso, preparamos um plano de aula sobre formas geométricas para ensinar alunos do 1º ano do ensino fundamental a identificar e nomear figuras geométricas planas, reconhecendo-as em objetos do dia a dia.
Plano de aula – Formas geométricas planas
TEMA: Formas geométricas planas
HABILIDADES DA BNCC: (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 30 minutos.
OBJETIVOS:
Conhecer, identificar e nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), reconhecendo-as em objetos do dia a dia.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Figuras geométricas feitas em papel colorido (cartolina ou outro);
- Objetos variados que se pareçam com as formas geométricas;
- Atividade impressa.
DESENVOLVIMENTO:
1ª momento
Apresente aos alunos as formas geométricas planas sobre as quais eles vão aprender nessa aula:
Converse com eles sobre as características de cada forma geométrica:
- Círculo: é uma forma geométrica plana redonda, que não possui lados e nem vértices.
- Quadrado: é uma figura geométrica plana com 4 lados e 4 vértices. Os lados são todos do mesmo tamanho.
- Retângulo: é uma figura geométrica plana com 4 lados e 4 vértices. Dois lados são maiores e dois lados são menores.
- Triângulo: é uma figura geométrica plana com 3 lados e 3 vértices. Os lados podem ter tamanhos variados, serem iguais ou não.
Explique o que são lados e vértices (cantos), apontando em cada forma geométrica. Mostre que os lados podem ser de mesmo tamanho ou tamanhos diferentes.
Destaque as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas. Mostre, também, que há formas com mais lados que outras, faça comparações entre as formas, duas a duas.
Para isso, faça perguntas como:
- Quais formas geométricas possuem lados e vértices?
- Qual a forma geométrica que não possui lado nem vértice?
- O que o quadrado e o retângulo têm em comum?
- O que o quadrado e o retângulo têm de diferente?
- O triângulo tem mais ou menos lados que o quadrado e o retângulo?
Pergunte, ainda, o que eles observaram em relação ao número de lados e vértices de uma mesma forma geométrica: mesma quantidade ou quantidades diferentes?
2ª momento
Apresente objetos variados e uma lista de perguntas que os alunos devem responder sobre cada objeto:
Exemplos de objetos:
Lista de perguntas (uma para cada objeto):
- Qual o nome do objeto?
- O objeto ou alguma parte dele se parece com alguma das formas geométricas?
- Com qual forma geométrica se parece?
- Faça um desenho dessa forma geométrica.
AVALIAÇÃO:
A avaliação pode ser feita a partir da observação do comportamento e desempenho dos alunos ao longo da aula e através de atividades impressas, que envolvam reconhecer formas geométricas, identificando e nomeando cada uma delas.
Uma sugestão de atividade:
Para baixar esse plano de PDF, clique aqui!
Você também pode se interessar:
- Plano de aula – Dividindo em partes iguais – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula sobre subtração – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
- Plano de aula – Sequência numérica de 2 em 2 – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
- Plano de aula sobre números pares – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.