Plano de aula sobre formas geométricas planas – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)

Veja um plano de aula sobre formas geométricas para ensinar aos alunos a identificar e nomear figuras geométricas planas no dia a dia.

A maioria dos objetos ao nosso redor não são formas geométricas planas, mas são formados por elas; círculos, quadrados, retângulos e triângulos são as principais.

Desse modo, é importante ensinar às crianças a reconhecer as formas geométricas planas nas partes que formam os objetos espaciais.

Um dado, por exemplo, tem formato de um cubo, mas cada uma de suas faces é um quadrado. Já uma bola de futebol tem formato de esfera, mas desenhada no papel, é um círculo.

Pensando nisso, preparamos um plano de aula sobre formas geométricas para ensinar alunos do 1º ano do ensino fundamental a identificar e nomear figuras geométricas planas, reconhecendo-as em objetos do dia a dia.

Plano de aula – Formas geométricas planas

TEMA: Formas geométricas planas

HABILIDADES DA BNCC: (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 30 minutos.

OBJETIVOS:

Conhecer, identificar e nomear figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), reconhecendo-as em objetos do dia a dia.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Figuras geométricas feitas em papel colorido (cartolina ou outro);
  • Objetos variados que se pareçam com as formas geométricas;
  • Atividade impressa.

DESENVOLVIMENTO:

1ª momento

Apresente aos alunos as formas geométricas planas sobre as quais eles vão aprender nessa aula:

Formas geométricas planas

Converse com eles sobre as características de cada forma geométrica:

  • Círculo: é uma forma geométrica plana redonda, que não possui lados e nem vértices.
  • Quadrado: é uma figura geométrica plana com 4 lados e 4 vértices. Os lados são todos do mesmo tamanho.
  • Retângulo: é uma figura geométrica plana com 4 lados e 4 vértices. Dois lados são maiores e dois lados são menores.
  • Triângulo: é uma figura geométrica plana com 3 lados e 3 vértices. Os lados podem ter tamanhos variados, serem iguais ou não.

Explique o que são lados e vértices (cantos), apontando em cada forma geométrica. Mostre que os lados podem ser de mesmo tamanho ou tamanhos diferentes.

Destaque as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas. Mostre, também, que há formas com mais lados que outras, faça comparações entre as formas, duas a duas.

Para isso, faça perguntas como:

  • Quais formas geométricas possuem lados e vértices?
  • Qual a forma geométrica que não possui lado nem vértice?
  • O que o quadrado e o retângulo têm em comum?
  • O que o quadrado e o retângulo têm de diferente?
  • O triângulo tem mais ou menos lados que o quadrado e o retângulo?

Pergunte, ainda, o que eles observaram em relação ao número de lados e vértices de uma mesma forma geométrica: mesma quantidade ou quantidades diferentes?

2ª momento

Apresente objetos variados e uma lista de perguntas que os alunos devem responder sobre cada objeto:

Exemplos de objetos:

Objeto 1:

Objeto com formato de círculo

Objeto 2:

porta-retrato - forma de quadrado

Objeto 3:Caixa de giz - forma de retângulo

Objeto 4:Funil - forma de triângulo

Lista de perguntas (uma para cada objeto):

  1. Qual o nome do objeto?
  2. O objeto ou alguma parte dele se parece com alguma das formas geométricas?
  3. Com qual forma geométrica se parece?
  4. Faça um desenho dessa forma geométrica.

AVALIAÇÃO:

A avaliação pode ser feita a partir da observação do comportamento e desempenho dos alunos ao longo da aula e através de atividades impressas, que envolvam reconhecer formas geométricas, identificando e nomeando cada uma delas.

Uma sugestão de atividade:

Atividade sobre formas geométricas

Para baixar esse plano de PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.