Plano de aula – Os cinco sentidos – Ensino Fundamental

Nessa aula, os alunos poderão descobrir os cinco sentidos do corpo humano.

Os seres humanos possuem cinco sentidos que são conhecidos como visão, audição, paladar, olfato e tato.

Eles são os responsáveis pela captação de imagens, sons, sabores, aromas e sensação de toque, fazendo com que nossa percepção do ambiente seja melhorada e possibilite nossa sobrevivência.

Nessa aula, os alunos poderão aprender quais são os cinco sentidos, desenvolver o autoconhecimento do seu próprio corpo e estimular suas sensações com atividades práticas.

Você pode salvar esse plano de aula sobre os cinco sentidos no final do post!

Plano de aula – Os cinco sentidos

TEMA: Cinco sentidos

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas

OBJETIVOS:

  • Identificar os cinco sentidos humanos;
  • Desenvolver o autoconhecimento;
  • Estimular as sensações;
  • Reconhecer sons, cheiros, sabores, texturas e imagens.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Venda para os olhos, cada aluno deve ter a sua, pode ser feito com um pedaço de tecido TNT preto;
  • Papeis, tecidos, plástico, tule, algodão, lixa, objetos em geral para serem usados no tato;
  • Músicas e sons de animais e instrumentais para serem usados na audição;
  • Fotos, papéis coloridos, recortes de revistas, jornais para serem usados na visão;
  • Perfume, frutas, flores, incenso de lavanda para serem usados no olfato;
  • Chocolate bis e limão para serem usados no paladar;
  • Caixa de som, projetor e computador.

DESENVOLVIMENTO:

Primeiramente, explique aos alunos que vocês estudarão os cinco sentidos: tato, audição, visão, olfato e paladar.

Comece explorando o tato. Explique a teoria sobre esse sentido, mostre como funciona o nosso sistema sensorial que está intimamente ligado ao sistema nervoso por causa das terminações nervosas que estão na nossa pele.

Utilize uma caixa para colocar todos os objetos que você separou, é importante que tenham diferentes texturas.

Peça para que os alunos coloquem as vendas e entregue um objeto para cada um. Os alunos deverão descrever para a turma o que sente tocando naquele objeto, ajude-os questionando, por exemplo, “Esse objeto é liso?”.

Passe o vídeo Brincadeira que som é esse?, do Quintal da Cultura (acesso em 18/09/2020).

Explique que podemos ouvir graças ao nosso aparelho auditivo, mostre imagens dos componentes dele e explique brevemente como os sons entram em ondas no nosso ouvido.

Utilize o vídeo Que som é esse? (acesso em 18/09/2020) para fazer uma brincadeira de adivinhação com os alunos.

Entregue algumas revistas, fotos e jornais aos alunos. Pergunte como eles conseguem identificar as pessoas que estão em uma foto ou ler uma reportagem, estimule-os a perceber que só podem fazer isso através da nossa visão.

Explique como nossos olhos funcionam e fale rapidamente sobre as partes do globo ocular, mostre imagens para facilitar o entendimento.

Pergunte aos alunos se alguém possui alergia a cheiros. Se não houver ninguém na sala, borrife um perfume leve ou acenda um incenso. Questione como eles conseguem perceber que o perfume foi borrifado. Espera-se que os alunos respondam que sentiram o cheiro.

Explique aos alunos que nosso olfato está intimamente ligado com nosso sistema respiratório, que só podemos sentir cheiros por causa do nosso nariz.

Entregue flores aos alunos e peça para que eles usem o olfato para sentir o aroma.

Peça para que os alunos coloquem a venda novamente, agora explique que a venda serve para que um sentido não interfira no outro. Entregue coisas com aromas para os alunos descobrirem o que é, sugerimos frutas, flores, incenso, perfumes.

Agora pergunte aos alunos qual o prato preferido deles, escreva os mais citados no quadro. Entregue um bis e um pedaço de limão para cada aluno, sugira para que pinguem uma gotinha de limão e depois comam o bis, cada aluno deve realizar essa atividade apenas se estiver à vontade.

Pergunte aos alunos qual o gosto do limão e, depois, qual gosto sentiram comendo o bis. Explique aos alunos que nosso paladar é realizado na língua, através das papilas gustativas.

Você pode mostrar as regiões da língua que reconhecem cada sabor.

Paladar - Papilas gustativas
Paladar – Papilas gustativas

AVALIAÇÃO:

A avaliação dessa aula deve ser feita através da participação nas atividades propostas em sala de aula.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.