Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade atribuída a todos nós. Assim, essa consciência deve ser despertada ainda na infância. Na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, as crianças são naturalmente mais curiosas a respeito de tudo, portanto, é o momento ideal para para iniciar essas discussões dentro da escola.
TEMA: Meio Ambiente – João e o pé de feijão
ANO: 3 a 7 anos
DURAÇÃO: 15 a 20 minutos por dia durante uma ou duas semanas.
CONTEÚDO:
- A forma das plantas
- Sustentabilidade
OBJETIVOS:
- Os alunos serão capazes de discutir e desenhar representações de cada estágio de crescimento de uma determinada planta;
- Estimular a curiosidade natural da criança;
- Trabalhar em equipe;
- Desenvolver a noção de sequência temporal.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Feijão
- Bolas de algodão
- Parte inferior da garrafinha pet (600ml)
- Água
- Janela (fonte ou luz)
- Papel
- Giz de cera ou lápis de cor
METODOLOGIA:
Com o objetivo de contextualizar a atividade, a aula que dará início às atividades pode começar com a o conto de João e o Pé de Feijão. Aproveite para apresentar aos alunos alguns conceitos, como o que são as sementes e como funciona o crescimento das plantas.
- Mostre aos alunos as sementes de feijão que você planeja plantar e pergunte se eles podem identificá-los. Aproveite para explorar outros conceitos relacionados às plantas;
- Pergunte aos alunos o que elas precisam para crescer e florescer. Depois disso, conduza uma breve discussão sobre o que é necessário (água, luz solar, etc.).
- Prepare os potinhos para a plantação cortando a parte inferior de garrafinhas pet de 600ml. Use fita adesiva ou etiquetas para escrever o nome de cada estudante em um dos recipiente;
- Distribua-os e explique aos alunos que eles vão fazer uma plantação de feijão dentro da sala de aula;
- Em seguida, ensine-os a como plantar. Mostre aos alunos um potinho com algodão molhado dentro, com os feijões sobre as bolas de algodão;
- Ofereça aos alunos os materiais necessários e peça-lhes que decidam, a partir da explicação anterior, quantas bolas de algodão, quanta água e onde os feijões devem ser colocados no copinho;
- Instrua-os a não colocar água demais, somente o suficiente apenas para molhar o algodão;
- Você pode optar por selar os copinhos com plástico filme ou deixá-los abertos;
- Escolha um local da sala com maior incidência de luz, e deixe-os um ao lado do outro para as observações diárias;
- Lembre-se de molhar o algodão com alguma regularidade, para evitar que ele fique seco e as plantas morram.
O objetivo da atividade a seguir é que os alunos estabeleçam uma linha cronológica a respeito do crescimento dos feijões.
Para isso, peça para que eles dobrem uma folha de papel em quatro. No primeiro quadradinho vão desenhar as sementres recém-plantadas. A partir daí, todos os dias (ou a cada dois dias) eles devem registrar, por meio de desenhos, as etapas de crescimento das plantinhas.
Ao final da experiência com os feijões, converse com os alunos sobre o desenvolvimento da atividade. Discuta observações as observações diárias com base no progresso no crescimento dos feijões, quais fatores influenciaram nisso.
Nesse tempo, alguma plantinha morreu? Se sim, o que faltou para que ela pudesse crescer?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.