Plano de aula sobre números pares e ímpares
Desperte o interesse pela matemática em seus alunos com esse plano de aula sobre número pares e ímpares e facilite a compreensão da disciplina.
Objetivos de aprendizado
Através desse Plano de Aula sobre números pares ou impares, Os alunos poderão classificar os números.
Introdução
- Leia a definição de números ímpares e pares em voz alta para a classe.
- Pergunte aos alunos se eles entenderam o que é um número par ou ímpar. Peça aos alunos que expliquem seu raciocínio.
Instrução
- Diga aos alunos que eles jogarão um jogo de cartas chamado “Regra de números pares“.
- Explique que o primeiro passo é escrever os números de 1 a 30 em cartões, com um número em cada cartão.
- Diga aos alunos que a regra de números pares é um jogo para duas pessoas jogarem. Cada pessoa receberá 15 cartas para começar. Eles devem embaralhar suas cartas e colocá-las em uma pilha.
- Peça a um aluno que venha para a frente da turma e exemplifique como jogar.
- Diga à turma que o par contará até três e cada aluno deverá colocar o cartão que está no topo da pilha no meio.
- Quem tem um número par diz “Par” e pega os dois cartões. Se ambos os alunos tiverem um número par, o aluno que disser “Par!” primeiro recebe as cartas. Se não for óbvio quem disse “Par!” primeiro, os alunos podem fazer um confronto onde colocam mais uma carta e jogam novamente, com o vencedor recebendo todas as cartas.
- O jogo continua assim até que um jogador fique sem cartas. O jogador com todas as cartas ganha.
Prática guiada
- Jogue algumas rodadas para servir de exemplo de como jogar o jogo.
- Pergunte à classe qual jogador ganha cada rodada e repita as regras.
Tempo de trabalho independente
Distribua cartões (30 por par) e peça que cada par escreva os números de 1 a 30 nos cartões.
Uma vez que as cartas tenham sido criadas, os pares podem começar a jogar o jogo.
Diferenciação
Suporte: peça aos alunos que joguem apenas com os números de 1 a 10.
Enriquecimento: Peça aos alunos que joguem com os números de 1 a 50.
Avaliação
Avalie como os alunos estão reconhecendo números ímpares e pares.
Revisão e fechamento
- Reúna o grupo novamente.
- Peça aos alunos para citarem os números pares de 1 a 30.
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