Plano de aula sobre subtração – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Confira um plano de aula sobre subtração com sugestões que vão ajudar crianças do 1º ano a compreender essa importante operação matemática.
A subtração é uma das operações matemáticas que mais utilizamos, dentro e fora das salas de aula. É uma operação natural, que está associada a muitas ideias, como retirar, separar e reduzir.
Contar o troco no mercado ou os minutos que faltam para o ônibus passar são alguns exemplos de quando fazemos contas de subtração e muitas vezes nem nos damos conta disso.
Desse modo, é importante que os alunos compreendam o conceito amplo da subtração, para que além de fazer apenas cálculos, eles consigam identificar situações nas quais usar a subtração e entender o significado dessa operação.
Pensando nisso, preparamos um plano de aula sobre subtração para alunos do 1° ano do ensino fundamental, com sugestões para ajudar as crianças a compreender essa importante operação matemática.
Plano de aula – Compreendendo a subtração
TEMA: A subtração e suas diferentes ideias
HABILIDADES DA BNCC: (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos.
OBJETIVOS:
- Compreender que a subtração está relacionada à ideia de retirar, separar e reduzir;
- Resolver problemas de subtração.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Cartolina colorida;
- Tesoura;
- Papel A4 em branco;
- Quadro e giz;
- Objetos disponíveis na sala de aula, como os lápis de cores dos alunos.
DESENVOLVIMENTO:
Para ensinar a subtração, é necessário que os alunos já tenham aprendido sobre a adição.
1ª atividade
Comece a aula, revisando as ideias relacionadas à adição. Cite exemplos simples, como: se você tem dois lápis e ganha mais um da sua mãe, com quantos lápis você vai ficar?
Peça aos alunos que representem essa situação, colocando dois lápis deles mesmos sobre a mesa e depois colocando mais um.
Em seguida, introduza a ideia de retirar: o que acontece se você perder um desses lápis? Diga para retirarem um dos lápis da mesa e contar quantos sobram.
Explique que, assim como podemos juntar quantidades, há situações em que precisamos separá-las e ficar com uma quantidade menor do que a anterior, como no caso de perder um lápis.
No quadro, escreva a operação que eles acabaram de realizar e faça mais exemplos com os próprios objetos disponíveis na sala de aula.
2ª atividade
Nessa atividade, os alunos devem representar os elementos de várias contas de subtração dobrando os dedos das mãos de papel para determinar o resultado.
As mãos podem ser confeccionadas por eles mesmos, fazendo o contorno da mão com o lápis, recortando e colando apenas a parte da palma na folha de papel A4.
Explore a ideia de que a subtração está associada a reduzir, retirar e diminuir, ficando sempre com menos do que havia anteriormente.
3ª atividade
Proponha problemas de subtração em que a operação não seja tão evidente, como:
Para completar a página de um álbum são necessárias 10 figurinhas. Se Caio já tem 6 figurinhas, quantas faltam para que ele complete a página?
A ideia é que eles percebam que a subtração está presente em muitas situações do dia a dia e que o resultado da operação pode ser a solução de um problema e não apenas um número sem utilidade.
Explique-lhes que essa situação do álbum pode ser resolvida com uma conta de subtração, retirando a quantidade de figurinhas que ele já tem da quantidade total que ele precisa para preencher a página.
Ajude-os a chegar à conclusão de que a conta a ser feita é 10 – 6. Diga-lhes que, caso necessário, podem calcular com a ajuda das mãos de papel.
AVALIAÇÃO:
- Observe o desempenho dos alunos durante as atividades.
- Veja se eles conseguem resolver os problemas propostos a partir da subtração.
- Proponha outras atividades envolvendo subtração (e adição), fazendo o uso de figuras ilustrativas (carros, balões, pessoas, flores).
Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!
Você também pode se interessar:
- Atividades de Matemática 1º ano – Adição e Subtração
- Tabuada de subtração – Por que aprender? Quais são os benefícios?
- Plano de aula sobre números pares – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
- Plano de aula – Sequência numérica de 5 em 5 – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.