Plano de Aula sobre Sustentabilidade – Educação Infantil

Confira abaixo um plano de aula sobre sustentabilidade para crianças na educação infantil.

O termo sustentabilidade tem sido cada vez mais empregado na nossa sociedade. Principalmente nos últimos anos o assunto tem ganhado força sendo quase sempre
empregado nas ações do dia a dia. Isso se dá devido ao crescimento da conscientização ambiental que as pessoas tem tido.

Cada vez mais políticas públicas e ações individuais e coletivas tem feito a diferença. E para que as ações sustentáveis se mantenham crescentes o pensamento e a conscientização ambiental têm que ser aplicada desde cedo nas pessoas. Por isso, é de extrema importância que as crianças adquiram esse senso o quanto antes. Aplicar práticas sustentáveis na infância vão fazer com que as crianças cresçam tendo essas práticas enquanto adultas.

TEMA:

  • Sustentabilidade

DURAÇÃO:

  • 3 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Demonstrar o que sustentabilidade;
  • Entender a importâncias das práticas sustentáveis;
  • Despertar na criança a consciência ecológica;
  • Estimular práticas saudáveis;
  • Mostrar aos alunos meios de transporte alternativo e a sua importância.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Data Show
  • Imagens de práticas sustentáveis
  • Bicicletas, patins e patinetes

DESENVOLVIMENTO:

  • PRIMEIRA ETAPA
  1. Na primeira parte dessa aula, você irá trabalhar o tema sustentabilidade e meio ambiente com as crianças. Nessa etapa, as crianças terão um primeiro contato com o tema.
  2. Organize as crianças em rodinha de forma que todos possam interagir.
  3. Explique para as crianças o conceito de sustentabilidade. Nessa etapa há uma maior para os alunos em entender o conceito fundamental da sustentabilidade, portanto, foque nos exemplos.
  4. Mostre diversas figuras de práticas sustentáveis como exemplos de economia de água, separação de lixo e economizar energia.
  5. Fique livre para mostrar quantas figuras você achar necessário.
  6. Lembre-se que nessa parte a ideia é ensinar as práticas sustentáveis.
  • ETAPA FINAL
  1. Nessa etapa, você irá levar os alunos a um passeio. A ideia é mostrar a eles a importância dos meios de transportes sustentáveis. Avise com antecedência para que os alunos levem suas bicicletas ou patinetes.
  2. Peça sempre a autorização aos pais, leve o máximo de funcionários possíveis e peça ajuda a polícia militar da sua cidade para o controle do trânsito no local. Se possível, realize esse passeio dentro das imediações do local de trabalho.
  3. Ao final do passeio fale pros alunos como que o acumulo automóveis pode prejudicar o planeta e que a caminhada é uma prática sustentável.
  4. Ao final, agradeça a todos e parabenize os alunos pelo desempenho.

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação pode ser realizada através da participação em sala de aula na atividade proposta.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.