Plano de aula de Ciências – Uso sustentável da água – Ensino Fundamental

Nessa aula os alunos poderão aprender a importância de economizar água e quais medidas eles podem tomar no dia a dia.

O água é um recurso natural renovável e o Brasil é o país com maior quantidade de água doce do mundo. No entanto, a água não possui distribuição homogênea, por isso, muitos locais sofrem com escassez de água.

Nesse plano de aula sobre o uso sustentável da água, os alunos aprenderão que usar a água de forma consciente é importante para que ela não falte em algum momento.

Você pode salvar esse plano de aula em PDF no final do post!

Plano de aula – Uso sustentável da água

TEMA: O uso sustentável da água

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas

OBJETIVOS:

  • Conhecer de onde vem a água;
  • Avaliar estratégias para o consumo consciente de água.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Imagens de uso da água na agricultura, indústria e usos domésticos.
  • Folhas de sulfite.
  • Lápis de cor e canetinhas coloridas.

DESENVOLVIMENTO:

Comece a aula mostrando o tema para os alunos. Conversem sobre a quantidade de água existente no planeta. Ressalte que apenas uma pequena parte é potável e disponível para o uso.

Questione os alunos se a água um dia acabará, ouça as respostas e direcione para ideias de uso sustentável.

Explique que mesmo a água sendo um recurso natural renovável, ou seja, que se renova através do ciclo da água, é necessário usá-la com moderação.

Mostre aos alunos através de imagens ou vídeos que os principais usos da água pelos humanos são na agricultura (70%), indústria (22%) e consumo doméstico (8%).

Conte aos alunos que o Brasil é o país com maior quantidade de água doce do mundo, mas devido ao relevo e a extensão territorial, existe uma diferença enorme na distribuição dessa água e, por isso, muitos locais passam por grandes períodos de estiagem.

Faça questões disparadoras para os alunos pensarem sobre o consumo consciente de água.

  1. Quanto tempo você demora no banho?
  2. Você fecha a torneira para escovar os dentes?
  3. E para lavar a louça, você fecha a torneira?
  4. Na sua casa as calçadas são varridas ou lavadas?
  5. Como podemos economizar água?

Depois de conversarem sobre as medidas para uso sustentável, entregue uma folha de papel sulfite para cada aluno e peça para que eles façam mini cartazes sobre medidas para economizar água. Exponha os cartazes na escola se houver um mural disponível.

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos pode ser feita através da participação em sala e da confecção dos cartazes.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.