Plano de aula de Ciências – Uso sustentável da água – Ensino Fundamental
Nessa aula os alunos poderão aprender a importância de economizar água e quais medidas eles podem tomar no dia a dia.
O água é um recurso natural renovável e o Brasil é o país com maior quantidade de água doce do mundo. No entanto, a água não possui distribuição homogênea, por isso, muitos locais sofrem com escassez de água.
Nesse plano de aula sobre o uso sustentável da água, os alunos aprenderão que usar a água de forma consciente é importante para que ela não falte em algum momento.
Você pode salvar esse plano de aula em PDF no final do post!
Plano de aula – Uso sustentável da água
TEMA: O uso sustentável da água
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas
OBJETIVOS:
- Conhecer de onde vem a água;
- Avaliar estratégias para o consumo consciente de água.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Imagens de uso da água na agricultura, indústria e usos domésticos.
- Folhas de sulfite.
- Lápis de cor e canetinhas coloridas.
DESENVOLVIMENTO:
Comece a aula mostrando o tema para os alunos. Conversem sobre a quantidade de água existente no planeta. Ressalte que apenas uma pequena parte é potável e disponível para o uso.
Questione os alunos se a água um dia acabará, ouça as respostas e direcione para ideias de uso sustentável.
Explique que mesmo a água sendo um recurso natural renovável, ou seja, que se renova através do ciclo da água, é necessário usá-la com moderação.
Mostre aos alunos através de imagens ou vídeos que os principais usos da água pelos humanos são na agricultura (70%), indústria (22%) e consumo doméstico (8%).
Conte aos alunos que o Brasil é o país com maior quantidade de água doce do mundo, mas devido ao relevo e a extensão territorial, existe uma diferença enorme na distribuição dessa água e, por isso, muitos locais passam por grandes períodos de estiagem.
Faça questões disparadoras para os alunos pensarem sobre o consumo consciente de água.
- Quanto tempo você demora no banho?
- Você fecha a torneira para escovar os dentes?
- E para lavar a louça, você fecha a torneira?
- Na sua casa as calçadas são varridas ou lavadas?
- Como podemos economizar água?
Depois de conversarem sobre as medidas para uso sustentável, entregue uma folha de papel sulfite para cada aluno e peça para que eles façam mini cartazes sobre medidas para economizar água. Exponha os cartazes na escola se houver um mural disponível.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dos alunos pode ser feita através da participação em sala e da confecção dos cartazes.
Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!
Veja também:
- Plano de aula – Animais aquáticos – Educação Infantil
- Plano de aula – Tipos e características das plantas – Ensino Fundamental
- Plano de aula – Aula prática – Água, solo e os seres vivos – Ensino Fundamental 1
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.