Propriedades da água

A água possui muitas propriedades importantes para os seres vivos, continue lendo para conhecer cada uma delas!

0

A água é o principal componente do planeta Terra, cerca 70% dele é formado por água. Ela pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso.

Além disso, a água é capaz de se misturar a muitas substâncias diferentes formando diversas soluções com nutrientes orgânicos e inorgânicos.

Estrutura molecular da água

A molécula água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, por isso, a água possui fórmula molecular representada por H2O.

As moléculas de água são unidas umas às outras por pontes de hidrogênio que são ligações fortes que determinam polos com cargas diferentes na molécula.

Propriedades da água - Molécula da água
Propriedades da água – Molécula da água

Como os elétrons são compartilhados de forma desigual entre as ligações, as moléculas de água apresentam polos com cargas positivas e negativas, por isso é considerada polar.

Propriedades físico-químicas da água

A água compõe 70% do nosso planeta e apresenta várias propriedades químicas e físicas que influenciam na vida dos seres vivos. Vamos conhecê-las?

Solubilidade

A solubilidade é a capacidade que a água possui de solubilizar, ou seja, dissolver substâncias.

O produto que dissolve é chamado de solvente e as substâncias que são misturadas a ele para serem solubilizadas recebem o nome de soluto.

A junção do soluto com o solvente dá origem a uma solução. A água é considerada o solvente universal, pois é capaz de dissolver uma grande quantidade de substâncias diferentes.

Essa é uma propriedade muito importante para os seres vivos, pois a maioria dos nutrientes e sais minerais que precisamos são absorvidos de soluções aquosas, ou seja, eles estão solubilizados na água.

Tensão superficial da água

A tensão superficial da água é uma força de atração que as moléculas internas e da superfície da água exercem para os lados e para baixo, por isso, formam uma película elástica na superfície.

Essa propriedade permite que um fio de algodão fique na superfície da água sem afundar ou que um inseto caminhe sobre a água.

Propriedades da água - Tensão superficial da água
Propriedades da água – Tensão superficial da água

Densidade

A densidade é uma medida que define o quão compacta é uma substância, ela é medida através da concentração da massa em um determinado volume.

A água possui densidade variável de acordo com a temperatura, pois isso, o gelo é capaz de flutuar na água líquida.

Calor específico

O calor específico determina a quantidade de calor necessário para que 1 grama de uma substância eleve 1 °C na sua temperatura.

A água possui um calor específico elevado e pode modificar bastante sua temperatura sem alterar seu estado físico.

Calor latente

O calor latente é a quantidade de calor que uma substância necessita para mudar seu estado físico. A água possui o calor latente com amplitude térmica muito elevada, representados pelos pontos de fusão e ebulição.

Isso é o que impede que ela congele ou entre em ebulição dentro do corpo dos organismos vivos.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.