Por que adicionar sal ao abacaxi torna o sabor mais doce?

Saiba como aproveitar essa deliciosa fruta sem sua língua coçar.

Existem algumas frutas mais cítricas que possuem características peculiares, que causam reações distintas em nosso corpo. O abacaxi, por exemplo, em algumas pessoas, pode causar formigamento na língua, além de gerar uma coceira muito forte. Caso você seja um dos que sentem esse efeito, trouxemos algo que pode lhe ajudar. O sal muda o sabor do abacaxi, dessa forma, muitas pessoas relatam que conseguem aproveitar o sabor desta deliciosa fruta sem maiores problemas.

Leia o artigo na íntegra e descubra porque colocar sal no abacaxi.

Leia mais: Chá de casca de abacaxi com gengibre: saiba como fazer.

Por que o abacaxi pode gerar formigamento?

Conhecido como Ananás comosus, o abacaxi é uma fruta rica em vitaminas C e B6, assim como manganês, potássio, riboflavina, ferro e outras importantes substâncias para o corpo humano.

Além disso, esse fruto também contém altas doses de bromelina, uma enzima digestiva que auxilia na redução de dores e inflamações. Entretanto, essa mesma substância pode causar uma sensação de formigamento na língua, principalmente devido ao fato desta realizar a quebra de outras proteínas ainda quando está ativa na mastigação.

Por que colocar o sal no abacaxi?

Uma das soluções mais conhecidas para parar com o formigamento ou a coceira gerada pelo abacaxi é colocar sal. Ele irá agir diretamente na bromelina, e por conta disso, ao ser adicionado na fruta, vai desativá-la antes mesmo de ser ingerida.

Assim que o abacaxi salgado chega ao seu paladar, a bromelina é neutralizada e, dessa forma, não irá mais “trabalhar” na quebra de outras proteínas. Dessa forma, você não sentirá mais as sensações pré-alérgicas que essa fruta pode causar.

Ademais, caso você também não seja um grande fã de frutas salgadas, não se preocupe! Ao adicionar sal no seu abacaxi, mesmo em moderadas quantidades, ele irá equilibrar a doçura e a acidez, fazendo com que a doçura seja ainda mais intensificada.

Uma maneira prática de realizar essa técnica é fazer uma imersão rápida das fatias ou pedaços do abacaxi em uma solução de água com sal. Para isso, use uma colher de chá de sal marinho para uma xícara de água. Dessa forma, você terá um abacaxi docinho e sem coceiras!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More